Cremes clareadores são reprovados em pesquisa da ProTeste

19:50:00

A ProTeste, entidade de defesa do consumidor, testou a eficácia de seis marcas de cremes clareadores que não precisam de receita médica para compra. Três produtos não atingiram o resultado esperado: Vitactive Clareador Gel, de O Boticário; Revitalift Clareador Fluido, da L'Oreal; e Avon Care Aclara Creme, da Avon.








O estudo avaliou o tolerância da pele, a qualidade dos cosméticos e a eficácia no clareamento e na redução de manchas.
Os resultados do teste foram considerados satisfatórios somente para três marcas: Klassis, Eurecin e Clariderm. Esses produtos conseguiram um clareamento das manchas entre 5% e 6%.
Nenhum dos cosméticos promete eliminar as manchas, mas sim clareá-las. Eles utilizam princípios ativos como a vitamina C e o ácido glicólico. Os rótulos não informam para que tipo de pele e de mancha são mais eficientes.


Segundo a ProTeste, o Klassis foi o único creme que, além de clarear as manchas, também reduziu seu tamanho, deixando a pele mais homogênea. O Clariderm cumpre com o que se propõe e tem preço mais acessível.


Na análise do rótulo, apenas o Vitactive indicou que é preciso um mês de utilização para verificar a eficácia do produto. Os demais cremes não trazem essa informação, deixando o consumidor desorientado quanto ao tempo de uso.


O creme Revitalift, da L'Oréal, também se propõe a combater rugas e dar mais firmeza à pele, mas o órgão avaliou somente a proposta de clarear manchas. Nesse quesito o produto se saiu mal. Sua compra não é recomendada, assim como a do Vitactive, de O Boticário.
Para avaliar as marcas mais comercializadas, a ProTeste pediu que voluntárias com manchas de sol, gravidez e hormonais usassem os produtos durante 28 dias. O estudo mediu a variação da tonalidade da mancha nas duas áreas estudadas (com manchas e sem manchas).
Como parâmetro, foi usada uma escala de intensidade luminosa, que verifica a variação do brilho das áreas com manchas. Quanto mais brilhosa a mancha, melhor. Isso significa que se ficou mais clara, permitiu que a luz refletisse sobre ela.


Após 28 dias de aplicação diária do produto, as marcas que apresentaram melhor resultado, deixando as áreas manchadas mais brilhantes e homogêneas, foram Klassis, Eucerim e Clariderm. Os produtos Aclara, Vit Active e Revitalift não apresentaram qualquer evolução nesse quesito.
Também foi medida a variação da tonalidade da mancha nas duas áreas estudadas: com manchas e sem manchas. As únicas marcas que proporcionaram um clareamento significativo foram Clariderm, Klassis e Eurecin.
Os produtos Revitalift e Vitactive proporcionaram uma leve melhora em algumas voluntárias, mas esse resultado não foi estatisticamente significativo, de acordo com a associação. Por isso, foram avaliados como "ruins" nesse item.
As manchas causadas pelo sol são resultado de anos de exposição a raios solares sem proteção. Em geral, elas começam a aparecer depois dos 25 anos, quando o acúmulo de radiação recebida sem proteção durante a infância e a adolescência começa a emergir.


OUTRO LADO

A L'Oreal, que fabrica o RevitaLift Clareador Fluido, disse em nota que "o produto é registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que sustenta sua eficácia graças a rígidos testes clínicos e avaliações dermatológicas conduzidas".


Já O Boticário, que produz o Vitactive Clareador Gel, esclareceu que vai avaliar em detalhes os critérios e o resultado da pesquisa.
"Ressaltamos que, antes de chegar ao consumidor, todos os produtos da marca passam por rigorosos testes de segurança e eficácia, que compravam a qualidade e conformidade com os benefícios oferecidos", disse em nota.



A Avon, que faz o Avon Care Aclara Creme, também declarou que não acompanhou os métodos utilizados pela associação.
Em nota, declarou: "A comercialização dos produtos da Avon é atestada por rigorosos testes e critérios de qualidade assegurados por processos internos e submetidos a registro sanitário aprovado pela Anvisa.




fonte: folhauol

You Might Also Like

15 comentários

  1. E eu que estava em dúvidas entre o da Loreal e o clariderm já sei qual comprar rsrsrrs gratíssima pela informação, querida!

    bjs e bom finde!

    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Poxa! Interessante Dea! Muito bom ficar ligada! Tenho mania de comprar produtos e nao pesquisar suas avaliacoes! Mas de clareadores, so usei um da Pond's Japan e me pinicou! rs Depois experimentei outras marcas e agora so uso Clinique, que vejo bons resultados!
    bjao e bom findi! ^^
    Su

    ResponderExcluir
  3. Olá querida,
    tudo bom?
    Meu blog está completando 1 ano e para celebrar o aniversário realizarei um super encontro com blogueiras. Vai ser no dia 12 de novembro(sábado).
    Contando com o patrocínio de grandes empresas como Marcelo Beauty, Lanox, Aspa, ProArt, MissCup, Óceane, Smarlife, Chá de Lingerie, Essencial maquiagens, Butterfly Cosméticos...entre outras. Teremos uma deliciosa tarde repleta de diversão com muitos sorteios e brindes para todas!
    Os convites são limitados e vc pode se informar de como se inscrever neste post:
    http://www.tinaup.com/2011/10/inscricao-para-o-encontro-blogueiras_15.html

    Divulgue em um post para suas seguidoras tb...
    abçs
    Dyle

    ResponderExcluir
  4. Menina jura,to com um aki em casa será q é furada? to ligada! bj

    ResponderExcluir
  5. Nossa somos enganados em tudo mesmo afff.Com relação a seu comentário no post do Nick não dividi os piores e melhores só misturei para vcs decidirem entre um e outro,eu particularmente gostei muito do de Veveta.beijos

    ResponderExcluir
  6. Dea, você já está no meu blogroll, obrigada por me avisar!
    Morro de medo de usar sabia, até tenho aqui, mas tenho medo de que deixe manchas permanentes na minha pele :O
    Beijos, Jeh Galvão
    twitter do blog @horadamake
    http://horadamake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bom saber disso!! Ate hj só usei o Clariderm e um outro que não está aí, que clareou mta coisa...

    bju

    ResponderExcluir
  8. Oi Amada...

    Obrigada pelo comentário visi!

    Ah eu adoro quando a proteste faz esses testes, foi assim com os esmaltes, filtro solar agora com esses cremes. Já usei o da Avon e não presta, usei o da Clariderm, é o unico que prestou em mim, engraçado que não clareou, ele tirou mancha do meu rosto, sabe aquelas manchas que surgem por causa de anticoncepcionais, pois é ele tirou! Muito bom, recomendo.

    Beijinhos de Glitter

    www.ohlouka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post!
    É sempre bom saber de pesquisas como essa testando a eficácia dos produtos.
    Obrigada pela visita, amei :)
    Já estou participando de um sorteio, o outro precisa do facebook e o meu só poderei usar em novembro :(

    beijinhos ;*

    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa que chato isso !Pq não são baratos para não dar o resultado esperado né!
    Amiga com a gestação e o rosto sempre exposto ao sol me rederam algumas manchas,vou partir p/ luzes pulsadas a laser mesmo rsrs,não tenho paciencia p/ tratamentos a base de cremes;Mas... depois terei que cuidar muito c/protetor solar rsrs.
    Bjoss amigaaa!
    http://lifefashion-02.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Dea!
    Informações importantes, adorei:) Já coloquei seu blog na minha lista de favoritos;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, importante prestar bem atenção, imagina tentar melhorar a pele e piorar.

    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe tava querendo comprar um desses da Avon, vou avisar a ela.

    ResponderExcluir
  14. Excelente post, super útil!
    Beeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!

Flickr Images

Facebook