A Páscoa pelo mundo

A Páscoa, que significa passagem, é uma das datas mais importantes da cultura ocidental, mais especificamente do cristianismo. Ela celebra a ressurreição de Jesus Cristo e sempre é comemorada no domingo, o dia mais alegre da Semana Santa.
São vários os símbolos da Páscoa, mas, dentre eles, destacam-se o coelho e seus ovos. Eles representam fertilidade e nascimento, já que trazem a esperança de uma vida nova. E é exatamente esse o sentido da Páscoa, a oportunidade de recomeço e renovação.
A Páscoa é celebrada de diferentes formas ao redor do mundo.
Na França, acredita-se que os chocolates são trazidos pelos sinos na volta de sua viagem a Roma.




Nos Estados Unidos, todos os anos, centenas de crianças vão até a Casa Branca participar de uma competição: equilibrando ovos em cima de colheres. Na manhã do dia de Páscoa,também é tradição procurar ovos de chocolate escondidos na casa, no quintal ou até em uma praça pública






Na Armênia, durante a Quaresma, os armênios colocam vários tipos de grãos em um tabuleiro com algodão (como as crianças fazem com feijão no Brasil). Na Páscoa, os brotos servem para decorar a mesa da festa. Além disso, há a tradição de decorar cascas de ovos intactos com figuras cristãs, como a da Virgem Maria e outros temas religiosos. Para as crianças, o costume é fazer uma “guerra” de ovos antes de comê-los. Cada criança tenta quebrar a casca do ovo da outra usando seu próprio ovo. 

China, o Ching-Ming é a festa chinesa que ocorre na mesma época da Páscoa. As pessoas visitam túmulos e deixam doces e comidas para agradar os ancestrais.




Na Polônia, para a missa de domingo, cada família leva uma cesta com ovos cozidos e outros alimentos para ser abençoada. Depois, todos se reúnem para tomar o simbólico café da manhã. Há também troca de ovos de galinha decorados. Esses objetos, chamados de pisanki, são talismãs de boa sorte e simbolizam amor, fertilidade e fortuna. 

Alemanha e Áustria, a tradição de pintar os ovos é muito comum. Em algumas regiões da Alemanha e da Áustria, ovos verdes são dados na Maundy Thursday (Quinta-feira Sagrada). Há também o costume de tirar o conteúdo do interior de um ovo de galinha furando a casca com uma agulha. Depois, eles são amarrados em árvores e arbustos





Eslovênia, os eslavos decoram os ovos com enfeites de ouro e prata.

Grécia, ovos vermelhos, simbolizando o sangue de Cristo, são oferecidos.


No Canadá a brincadeira é escondê-los no quintal e desafiar as crianças a encontrá-los. 
Na Austrália  é comum que todos saiam às ruas com orelhinhas de coelho.
Na Europa
As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera. Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.





Em Portugal, como em toda festa portuguesam na Páscoa não falta bacalhau. Mas este não é o único prato que faz pate das comemorações da Semana Santa por lá. Além das amêndoas e do chocolate, há também o Folar que, embora não se saiba exatamente quando surgiu, é uma tradição muito antiga.

Na Espanha, são feitas grandes esculturas de chocolate, em formato de castelos e navios. Em países de língua inglesa, os doces também não podem faltar, mas na forma de bolos com frutas secas, geralmente em formato de cruz. 
Bélgica e França os sinos das igrejas não tocam entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Segundo a lenda, os sinos voam para Roma e, no caminho de volta, deixam cair os ovos que as crianças devem encontrar no Domingo. As crianças belgas fazem, inclusive, ninhos de palha para estes ovos. 
Na Irlanda e na Inglaterra, o bolo é feito com 11 bolas de marzipã no topo, que representam os 12 apóstolos, exceto Judas. Durante a Semana Santa, as ruas são invadidas por um coelho de Páscoa, simbolizando a fertilidade e são carregados com sacos cheios de doces e guloseimas para as crianças.

Na Escócia, e feita a caça aos ovos de Páscoa


Suécia, as crianças se vestem de bruxos na Quinta-Feira Santa ou na véspera da Páscoa e batem na porta dos vizinhos deixando um cartão e esperando receber doces
Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia, a tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes.
A tradição diz que, se as crianças se comportarem bem e deixarem um chapéu escondido pela casa, o coelhinho aparecerá e deixará doces e ovos coloridos. Além disso, pintar ovos de galinha à mão é uma tradição muito antiga e forte. 

Em Israel, os judeus comemoram a Páscoa com um duplo sentido, religioso e político, celebrando a libertação da escravidão no Egito e ao mesmo tempo o nascimento da nação israelita enquanto entidade soberana.
Páscoa judaica não se come nada que seja levedado a partir dos cinco cereais típicos da alimentação judaica: trigo, cevada, aveia, centeio e espelta (trigo vermelho).Neste período há três alimentos principais para os judeus:  pão ázimo, feito com a mistura de água e farinha e sem levedar, as ervas amargas (para lembrar a amargura da escravidão) e o cordeiro, para simbolizar o sacrifício. Com isto, os judeus recordam que os seus antepassados, na fuga do Egito, não tiveram tempo para deixar levedar a massa do pão, comendo o pão não fermentado. Sendo a Páscoa um período de purificação espiritual, os judeus aproveitam para fazer uma limpeza nas suas casas, eliminando todos os produtos fermentados e queimando o lixo.


A ceia da Páscoa judaica, é com todas as gerações de cada família e durante a qual se cumpre a obrigação de transmitir aos mais jovens os acontecimentos que levaram à saída do Egito.


Feliz Páscoa!!!!











Comentários

  1. Que post lindo Dea! Amei a menina na grama, da Escócia! O lado lúdico sempre me encanta! ^^ O comércio desencanta um pouco, mas dá emprego pra muita gente ne? Paciência =D
    bjs querida!
    Su

    ResponderExcluir
  2. Dea, Gostei da tradição da Armênia.
    Beijos e Feliz Páscoa!!

    ResponderExcluir
  3. Olha, juro que nem imaginada tudo isso !!...rs.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. que fofo o coelhinho...

    xoxo
    http://www.karollourenco.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá garota! Passei por aqui para te convidar, à participar de nosso Super Sorteio. Nele contém: 1 estojo com 18 pincéis para maquiagem, 1 demaquilante da NYX, esmaltes e kit carimbo para unhas. Conto com sua participação!!! (www.lupapodemulher.blogspot.com)
    Ah! Também quero dizer que adorei seu blog. Achei muito bonito e criativo. Parabéns! Resolvi até te seguir... se puder retribuir, ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post explicando a história da Páscoa em várias tradições flor! Saudade de vc e deixando um bjo enorme e Feliz Páscoa pra vc tbm!

    ResponderExcluir
  7. Dea
    Boa ideia voce teve de mostrar a Páscoa nos outros paises.
    eu nem sabia!
    com amizade e carinho Monica feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  8. Oi Dea passando para desejar Feliz Páscoa para você e toda sua família.
    Super Beijo
    RafaZelenski
    soumaeemecuido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O certo é que onde se tem a tradição de comer chocolates nessa época a galera sempre se acaba heheeh

    Boa semana :)

    ResponderExcluir
  10. Feliz finzinho de Páscoa, mas que seus chocolates durem um pouquinho mais na geladeira para a semana auhsuahsuash

    Bj grande!

    @evelyncmo
    /cupcakerock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que post diferente Dea, ninguém pensou em fazer e é tão óbvio, achei muito legal :D
    Beijos, Jeh Galvão
    Blog Horadamake

    ResponderExcluir
  12. Dea que post bacana! Não sabia de muita coisa!
    Como vc sabe , aqui no Japão é tudo muito "morto" rs, eu até tinha esquecido que era Páscoa, rs, a gente só lembra qdo vai nos Produtos Brasileiros né??? Hahaha

    Beijos e tenha um excelente começo de semana

    Amanda

    ResponderExcluir
  13. Oi Dea,
    Adorei o post. É o mais completo que vi sobre a Páscoa até agora.
    Espero que a sua Páscoa tenha sido maravilhosa.
    Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana esse post, adorei!
    http://agoratopronta.blogspot.com.br/
    Beijos Vanessa

    ResponderExcluir
  15. Oi Dea,
    Muito bom esse post... achei bem bacana a brincadeira na casa branca!!!!...rs
    bjs,

    ResponderExcluir
  16. Olá Dea, adorei o post!!
    Espero que sua Páscoa tenha sido ótima!!

    Beijos,

    Fê Mello

    ResponderExcluir
  17. Déa, adorei o post informativo.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  18. gostei dos ovinhos pendurados. achei o maximo!!!
    bjoss
    maria-bunita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!