Férias de inverno: O que fazer com as crianças nesse período?



Com as férias escolares de inverno, nas próximas duas semanas, chegam também horas a fio de crianças e adolescentes ociosos e pais ansiosos na tarefa de entretê-los. Especialistas sugerem achar um equilíbrio, para não sobrecarregar as crianças em um momento de descanso.


Sair da rotina é um importante ponto a ser observado pelos pais, indica a pediatra Helena Müller, diretora científica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Ouvir o desejo das crianças e valorizar os momentos caseiros podem proporcionar dias gratificantes.



— Tem de tomar cuidado para não sobrecarregar a criança de atividades nas férias, porque em geral ela já tem uma rotina conturbada no período letivo e muitos têm atividades fora da escola. Ficar um pouco sem horário é fundamental — observa Helena.



Mas e quando, ao contrário dos filhos, os pais não têm folga? Nessas situações, as férias podem virar um problema. Autora do livro Quem mexeu na minha bagunça?, escrito com a jornalista Marilucia R. Gonçalves, a psicoterapeuta Celi Piernikarz criou um guia para que pais e filhos aprendam a organizar a vida de forma mais leve.



O dia dividido dá ao casal tempo para aproveitar com os filhos, sozinhos e para viajar no fim de semana. 



0 a 5 anos 


“Sempre é bom ter um adulto por perto, uma referência.”

Participar de oficinas infantis de leitura, fazer cursos de artes e culinária para crianças, passear em parques e praças, assistir peças teatrais e desenhos no cinema, fazer atividades lúdicas como jogos e manter o contato com outras crianças.



5 a 12 anos


“Nesta faixa etária, eles estão adquirindo maturidade.”

Fazer reuniões caseiras com amigos para ver filmes e brincar, participar de atividades recreativas como colônia de férias e acampamentos, programar viagens para curtir avós, tios e tias, fazer leituras em casa e nas livrarias, ir ao cinema. 



12 a 17 anos


“É uma fase de mudança hormonal, em que o sono aumenta.”

Programar viagens com os amigos ou com a família, ir ao cinema, andar de bicicleta, participar de atividades esportivas e manter o contato presencial com os amigos e colegas do colégio.






fonte: zero hora

Comentários

  1. dea,vou enviar o link desse post para as minhas cunhadas,
    e vou anotar,pq daqui a uns anos,vou precisar dessas dicas.
    :D
    um beijao.

    ResponderExcluir
  2. Dea
    As ferias do meu sobrinho houve uma epoca que era na propria escola comn aquelas atividades diferentes
    Agora que sao todos jovens. Acho uma curtiçao cada um querer ir para um lado!
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  3. Dicas bacanas para os papais;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Déa, boa semana pra vc querida!
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Não tenho filhos ainda, mas essas dicas são mto boas pq tenho vários sobrinhos.

    bju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!