10 dicas para retomar a dieta

Durante as festas deixei a reeducação de lado e ainda por cima me mudei de novo de país, só que isso é assunto para outro post rs
Agora é preciso me organizar e retomar a alimentação saudável.
As regras continuam as mesmas: a nutrição saudável deverá ser acompanhada pela prática de exercícios, para que as calorias extras sejam eliminadas mais rapidamente. 
Vamos conferir algumas dicas para fazer as pazes com a balança?

1# Desintoxique já!


O corpo possui a capacidade natural de eliminar uma parte das toxinas que não fazem bem ao seu funcionamento. No entanto, quando consumidas em excesso, as substâncias nocivas se acumulam de tal forma no organismo que ele não consegue mais restaurar o equilíbrio.
A alimentação relaxada das férias favorece esse quadro. Assim, a primeira medida a tomar para retomar a dieta é apostar na desintoxicação. Nesse processo, comer alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras, e ricos em fibras, como os integrais, é fundamental. Além de serem altamente nutritivas, essas opções ainda auxiliam o corpo a eliminar as intoxicações.
A hidratação também é fundamental para a “limpeza” do organismo, já que é por meio da urina e do suor que parte das toxinas é eliminada. A água é a melhor opção, mas também é possível investir em sucos funcionais.
2# Corte os vilões do cardápio

É indispensável eliminar as frituras, refrigerantes e produtos industrializados em geral para garantir que a dieta seja saudável. 
Algumas substituições também podem ajudar nesse processo de reeducação de hábitos. Prefira chás de ervas sem açúcar em vez do café, por exemplo, e troque o refrigerante por sucos naturais de fruta. As carnes vermelhas devem dar lugar a opções mais magras, como o peixe e o frango.
Outro hábito que faz a diferença é preferir os carboidratos integrais em pães, massas e no arroz. Como são ricos em fibras, eles são uma fonte de energia lenta e constante, mantendo o organismo saciado por mais tempo.

3# Volte a malhar

Para o plano de emagrecimento dar certo, é fundamental usar a energia renovada das férias e se inscrever na academia perto do trabalho ou então voltar a correr. O ideal é dedicar pelo menos 45 minutos para o treino, pois as reservas de gordura só passam a ser gastas após os 20 minutos iniciais.
Porém, se você não tem tempo para praticar atividades físicas, não é preciso desanimar. Mudar pequenos hábitos da rotina faz toda a diferença. Troque o elevador por escadas, evitar sentar no trajeto do ônibus ou faça questão de levar o seu cachorrinho para passear ao fim do dia, nem que seja apenas por uma volta no quarteirão.
4# Reveja suas metas
Trace seu objetivo, estabelecendo as metas que você deseja alcançar e em quanto tempo. Além disso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais especializados para que os resultados sejam garantidos e sem prejudicar a sua saúde.
5# Faça mais refeições durante o dia
Fonte: Thinkstock
Comer muito em poucas refeições não é um hábito saudável. Isso porque, dessa forma, o metabolismo se torna lento e são criados picos de fome, fazendo com que você exagere nas calorias quando se sentar à mesa.
Assim, procure fazer cinco refeições ao dia: café da manhã, almoço, jantar e dois lanches nos intervalos.

6# Anote tudo o que você come

Manter um diário de sua alimentação pode fazer a diferença na hora de combater o excesso de calorias consumidas. A nutricionista explica que nem sempre percebemos o quanto beliscamos durante o dia e as anotações pode ajudar a mudar isso.
Assim, ao fim do dia, confira quais alimentos foram ingeridos e poderiam ser eliminados do cardápio ao longo da semana para evitar calorias dispensáveis.

7# Busque apoio para a dieta

Quem está passando por uma reeducação alimentar sabe como é difícil manter-se na linha ao ver a família ou os amigos aproveitarem um baquete enquanto você precisa ficar apenas na saladinha.
Para evitar as tentações, proponha que todos se adaptem à rotina mais saudável, fazendo com que você não se sinta excluída à mesa. Vale ainda pedir aos amigos que prefiram opções mais saudáveis para o happy hour ou que ajudem você a resistir às opções calóricas do buffet por quilo na hora do almoço.

8# Hidrate o corpo

O cotidiano pode ser corrido, mas não se esqueça de manter a garrafinha de água sempre cheia por perto. Assim, o líquido ajuda na limpeza do organismo, além de garantir que o metabolismo continue em funcionamento.
9# Atenção ao café da manhã
Depois de horas de descanso sem receber nutrientes, é fundamental reservar um tempo para um café da manhã saudável e balanceado, que ainda ajude na desintoxicação do organismo.
Um desjejum saudável deve ter frutas, cereais integrais como pão, aveia e granola sem açúcar, além de sucos verdes e infusos de ervas.

10# Não fique sem comer

Ficar sem comer não é o melhor caminho para eliminar os quilos a mais de forma saudável.
O jejum não é indicado, pois ele estimula o corpo a manter suas reservas de gordura para compensar o déficit de substâncias, além de sobrecarregar a atividade de alguns órgãos, como o fígado.
Assim, vale a pena seguir um cardápio balanceado para eliminar os pneuzinhos e fazer as pazes com a aparência sem colocar a saúde em risco.

Agora é deixar a moleza de lado e começar tudo de novo!!
beijos e boa sorte pra nós!!



fotos: Thinkstock
fonte: TodaEla

Comentários

  1. Eu também entrei em 2013 decidida a olhar para o que como e cuidar mais de mim.

    Vou pegar as suas dicas. Não conhecia essa dica de comer mais vezes durante o dia e menos vezes durante a noite. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!
    Estou fazendo uma espécie de reeducação alimentar... mas como sou bastante preguiçosa, achei que era mais fácil eu conseguir realmente incorporar as mudanças na minah rotina se fosse fazendo isso aos poucos.
    Fiz até uma tag no meu blog "mais saudável mais magra".

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ano novo vida nova literalmente... eu comecei a academia, vamos ver até onve vai essa força rs...

    Mudou de país? Não fala que voltou pro Nihon pq vou morrer de inveja rsss

    KIsu!

    ResponderExcluir
  4. Dicas bacanas e super importantes;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Mas mudou de novo? rsrsrs que andarilha!

    Ai nossa, manter a dieta é definitivamente um teste de paciência... as vezes a gente exagera, aí perde o rumo e estraga tudo. Eu melhorei bastante minha alimentação e a sensação de inchaço comendo de 3 em 3 horas, e incluindo frutas :) mas preciso fazer algum exercício, senão só vou manter o peso que já estou... nada ideal haha

    Mas na verdade meu maior vilão são as massas e farinha branca... :( tão difíceis de cortar. HUNF

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Excelente post Dea... Posso acrescentar? Para o passo 1: Desintoxique já: tem um suco delicioso pra ser tomado em jejum, todos os dias que dá um "up" e é super simples de fazer:
    • maçã verde
    • salsa
    • hortelã
    • aipo
    É só bater tudo junto e coar ou jogar tudo na maquina de sucos e tomar...

    E durante o dia: Tomar um chá feito com o abacaxi e gendibre. Eu substituo a água já que não gosto muito e tomo esse chá (delicioso) bem gelado o dia inteiro como se não houvesse amanhã... Bj...

    ResponderExcluir
  7. Isso aí prima! Força e foco, rs!
    Por aqui começamos o ano com uma dieta mais saudável tb, mto legumes e frutas e quase nada de carnes. Já está dando resultados!
    Bjos p/ vcs!

    ResponderExcluir
  8. Ola dea,
    retornar a dieta nao eh uma tarefa facil,mais ultra necessaria,ahhaha...
    preciso seguir as suas dicas. E vc esta morando aonde?
    respondendo a sua pergunta,o museu do catavento fica em sao paulo,proximo ao mercado municipal.
    Um beijao.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post, Dea! Nas festas a gnt sempre acaba dando umas estrapoladas hahaha
    Nossa, dps nos conte sobre sua viagem!

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post, Dea! Nas festas a gnt sempre acaba dando umas estrapoladas hahaha
    Nossa, dps nos conte sobre sua viagem!

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas Dea, estou super firma na dieta hahaha!
    bjosss
    FER

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!