Dieta para as compulsivas e ansiosas

09:22:00


Você já parou para analisar se você é ansiosa, emotiva, compulsiva ou impulsiva?
É que o temperamento pode influenciar na dieta. Para cada um deles, há um modo diferente de emagrecer. Para ajudar você, Sylvia Pereira, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, indica uma dieta especial para cada tipo de temperamento. Confira!


Compulsivas
Para minimizar a vontade de comer, uma alternativa é buscar alimentos ricos em fibras, pois prolongam a sensação de saciedade reduzindo a fome por mais tempo, e também alimentos que sejam fonte de triptofano, uma substância que promove o aumento da serotonina, que diminui o apetite e aumenta o relaxamento. Além disso, o ideal é comer a cada 3 horas, para evitar que a fome seja exagerada.
O que não deve faltar: alimentos integrais, carnes magras, peixes, leite e derivados, nozes, banana e leguminosas.
O que deve ser evitado: alimentos que contenham cafeína, como chocolate, café, refrigerantes a base de cola e chá mate, porque elevam a produção de adrenalina, que pode aumentar a agitação


Ansiosas
ansiedade mexe com o equilíbrio físico e emocional, porém alguns nutrientes podem auxiliar a domar essas sensações. É o caso da vitamina C, que diminui a secreção de cortisol, que otimiza o funcionamento do sistema nervoso. Alimentos fonte de triptofano também devem ser incluídos com o objetivo de aumentar a sensação de bem-estar, assim como aqueles que são fontes de carboidrato, ajudando a combater a ansiedade, pois fornecem açúcar para o cérebro, dando a sensação de bem-estar.
O que não deve faltar: frutas cítricas como laranja, kiwi, acerola e limão, carnes magras, peixes, leite e derivados de preferência desnatados, chocolate meio amargo, frutas oleaginosas e alimentos integrais, além do maracujá e dos chás de ervas, como cidreira e camomila que funcionam como calmante natural.
O que deve ser evitado: o consumo excessivo de alimentos estimulantes, como a cafeína, de doces e açúcar refinado, que fornecem uma sensação passageira de bem-estar, aumentando posteriormente a sensação de cansaço, e de álcool, que a longo prazo deprime o sistema nervoso


Emotivas
Pessoas emotivas podem se beneficiar da alimentação para equilibrar suas emoções e diminuir as variações de humor. Alimentos fonte de folato, uma vitamina que funciona como antidepressivo natural, e de um aminoácido conhecido como tirosina, que é relacionado à produção de dopamina (substância ligada à sensação de alegria), devem estar presentes diariamente na alimentação.
O que não deve faltar: alimentos como fígado, feijão, vegetais frescos de folhas verdes escuras, como brócolis e espinafre, batata e carnes magras, peixes, aves sem pele, ovos, nozes e castanhas, queijos magros e tofu
O que deve ser evitado: alimentos que aumentam a ansiedade, como bebidas a base de cafeína, álcool, açúcar refinado e doces.


Impulsivas
As impulsivas devem buscar uma alimentação com propriedades calmantes, incluindo sempre que possível em sua dieta alimentos que possam oferecer a sensação de tranquilidade. São bons exemplos desses alimentos, a alface que possui uma substância chamada lactucina, que tem ação calmante; as fontes de vitaminas do complexo B, especialmente B1 e B3, que aumentam a oxigenação do cérebro, melhorando o trabalho do sistema nervoso; os alimentos fontes de vitamina C, importante aliado no combate ao estresse, e por fim aqueles ricos em ômega 6 e ômega 3, que auxiliam na redução da irritabilidade.
O que não deve faltar: frutas cítricas, gérmen de trigo, levedo de cerveja, lentilha, soja e derivados, milho verde, alface, cereais integrais, leite e derivados e peixes como salmão, atum, sardinha e anchova, ricos em ômega 6 e 3.
O que deve ser evitado: alimentos e bebidas com cafeína, como café, chá mate e chá preto, chocolate, energético, guaraná em pó e refrigerantes a base de cola.

E quando você é tudo isso junto, compulsiva, ansiosa, emotiva e impulsiva?? 
Ficou mais difícil pra mim rs
Beijos



Vi aqui: http://vilamulher.terra.com.br
imagens: google




You Might Also Like

9 comentários

  1. Nossa...já sei qual a minha próxima lista de compra....tudo q vc colocou aí pq sou tudo isso e mais um pouco kkkkkk
    Adorei a matéria
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Auahuahaau acho que só de pensar em fazer a lista de compras eu preciso de todos os alimentos auahuahau

    Kisu!

    ResponderExcluir
  3. Acho que tudo depende de balancear os tipos de alimentos que se ingere...

    Tem sorteio acontecendo no meu blog, se tiver interesse o convite está feito.

    http://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2013/03/sorteio-babyliss.html

    ResponderExcluir
  4. eu sou ansiosa... principalmente naquela semana X!!! preciso comer doce de qualquer jeito... :/
    mas tento não extrapolar muito!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Dea!
    Sou muito emotiva e ansiosa, mas nunca sigo nenhuma dieta para isso! hahaha talvez seja a hora de fazer alguma coisa, principalmente para a ansiedade, eu sou daquelas que não dorme ou que precisa correr pro banheiro! kkk

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito boas dicas! já vou adicionar alguns itens aqui para comprar!!! ahahha

    bjosss

    ResponderExcluir
  7. Eu tb sou isso tudo junto hahaha me ferrei!

    ResponderExcluir
  8. Adoooorei O post=)
    já estou seguindo aqui !
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica!!

    http://www.blogdajoanna.com/

    ResponderExcluir

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!

MAIS VISTOS

Facebook

Flickr Images