Metas para 2021. Quais são as dicas para, de fato, tirá-las do papel?

Quem nunca elaborou uma lista com metas de ano novo e acabou vendo boa parte delas serem esquecidas?

Mas não pense em desistir. Afinal, sem metas, não é possível fazer nenhum planejamento, e você acaba perdendo tempo com ações que não podem conduzir à realização dos seus desejos.



Selecionamos 6 dicas para você definir suas metas de ano novo:


1. Entenda o que são as metas

É comum as pessoas confundirem metas com objetivos. Existe uma diferença muito sutil entre esses dois conceitos, e entendê-la é essencial para colocar as metas em prática.

O objetivo é aquilo que você pretende alcançar, ou seja, os seus grandes sonhos e projetos de vida. Eles são mais abrangentes, como realizar uma viagem internacional ou comprar uma casa. Já as metas são os caminhos que você precisa traçar para conquistar esses objetivos. Elas também são importantes para monitorar o seu progresso e garantir a motivação durante o percurso.

Na hora de definir essas metas, você deve começar pelo final, concentrando em um objetivo. Para encontrá-lo, tente responder as 3 perguntas:

  • o que eu quero?
  • por que eu quero?
  • o que preciso fazer para alcançar esse objetivo?

2. Anote suas resoluções

Se alguém perguntar quais são seus objetivos para o próximo ano, você provavelmente apresentará uma lista. Se essa mesma pessoa repetir a pergunta passados alguns meses do início do ano, certamente você não se lembrará de tudo o que disse anteriormente.

O cérebro humano consegue trabalhar melhor quando existe uma imagem associada ao pensamento. Assim, na hora de definir as metas, o importante é tirá-las do plano mental e passá-las para o papel.  

3. Divida as metas em etapas

Para atingir o tão sonhado objetivo, é preciso detalhar e especificar muito bem cada meta. Assim, em vez de uma super meta que dificilmente será conquistada em pouco tempo, você desenvolve metas intermediárias para serem cumpridas em períodos mais curtos.

A forma mais simples de fazer isso é montando uma lista com todos os passos para você realizar o que quer, distribuindo-os ao longo dos meses e das semanas, se for o caso. O outro caminho é um pouco mais detalhado. Além das ações para alcançar seus objetivos, você cria submetas ou marcos a serem alcançados em determinado período.

4. Monte um cronograma 

Detalhado o caminho para alcançar os objetivos no ano novo, é hora de pensar em um cronograma para acompanhar as resoluções.

Se o seu objetivo for uma viagem, você pode ter definido uma meta de separar 10% do salário a cada mês para alcançar o valor necessário. Com o cronograma, você não se esquecerá de seguir o planejamento.

5. Estabeleça uma data para revisitar as metas

Por mais bem-intencionado que você seja, os acontecimentos do dia a dia acabam contribuindo para o desvio ou esquecimento das metas de ano novo. Para evitar a autossabotagem e não se esquecer dessas resoluções, separe ainda na fase de definição das metas um dia para conferir o seu progresso.

Você vai voltar às suas anotações e avaliar se as metas foram cumpridas ao longo dos meses ou se é necessário algum ajuste para que você não desista do objetivo.  O ideal é revisitar suas metas, no mínimo, uma vez ao mês.

6. Inclua um plano de recompensas

Para que você chegue ao final do ano com os objetivos conquistados, é importante não desanimar pelo caminho. E ter algum respiro ou incentivo ao longo dos 12 meses pode ajudar a manter sua motivação.

Se o seu plano foi o de voltar a estudar, por exemplo, uma boa recompensa pode ser substituir o notebook antigo por um novo. Ele vai ajudar a aumentar a produtividade e lembrá-lo de que a dedicação às metas tem valido a pena.

Quando bem planejadas, as metas de ano novo podem ajudá-lo a atingir todos os objetivos desejados. O importante é estabelecer um caminho detalhado e coerente com suas possibilidades. Se houver mudanças ao longo do ano, não desista. Reveja as metas e siga em frente.

 

foto: https://www.personare.com.br  fonte:https://blog.portinfo.com.br/ 

 

Comentários

  1. ótimas dicas :) fazer metas realmente é fácil, o complicado é executá-las.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3
    Espero que consigas concretizar todas as tuas metas <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!