Locais perfeitos para os amantes do mundo do vinho, mas também agradam por possuir paisagens incríveis para quem procura uma experiência de viagem dedicada aos pequenos prazeres da vida.
1- Serra Gaúcha
A região da Serra Gaúcha, em especial próximo a Bento Gonçalves, tem excelentes produtores de vinho, com uma oferta turística muito boa. Para completar, os visitantes conhecem mais sobre a imigração italiana no Brasil e degustam a deliciosa gastronomia local.
O destino é uma ótima opção o ano inteiro, mas é de janeiro a março que os parreirais ficam repletos de uvas e ocorrem as vindimas, quando é feita a colheita das uvas após meses de trabalho no campo, terminando com uma grande celebração.
As principais vinícolas da região são: Cainelli, Cristofoli, Marco Luigi, Torcello e Salton
2- Argentina
A América do Sul também tem boas opções para amantes dos vinhos. Entre as áreas vinícolas, o Vale do Uco, na província de Mendoza, é certamente o mais importante no país da América do Sul e, há alguns anos, é um destino de renome para o enoturismo internacional. Não apenas pela qualidade de seus vinhedos e do vinho produzido, mas também pela presença de inúmeros atrativos naturais na região.
O Vale de Itata, por exemplo, é um pequeno tesouro no sul do Chile. Com uma rota rudimentar que pouco a pouco incorpora o turismo dentro de suas atividades, Itata mantém em seus vinhedos a história da viticultura chilena. Orgânica e familiar, a vinícola Viña Mannle é caracterizada por criar vinhos doces, com toques de framboesa e mirtilos, que são uma sobremesa no paladar.
4- Uruguai
Os vinhos do país são conhecido no mundo por utilizar a tannat, casta de uva que se tornou emblemática do país, mesmo sendo nativa de outros regiões do planeta. Seu sabor único e aveludado rendeu diversos prêmios internacionais aos rótulos uruguaios. Cada taça de vinho do Uruguai guarda séculos de história, segredos e transformação! A Bodega Garzón é o destaque entre as adegas, principalmente por suas práticas orgânicas e sustentáveis, que incluem colheita manual, seleção das melhores uvas e até mesmo geração de energia eólica e fotovoltaica.
5- Estados Unidos
Há um destino incrível para quem gosta de vinho nos Estados Unidos. São as regiões de Napa Valley e Sonoma, na Califórnia. Lá, encontram-se 600 vinícolas diferentes com visitas guiadas, degustações e até cursos e workshops. Vale a pena mesmo para quem não tem muito tempo no roteiro: há tours que partem de São Francisco e duram um dia!
O destaque vai para a vinícola V. Sattui, que oferece o charme do velho mundo com 80 variedades diferentes de vinhos, champanhe e vinho do Porto, vastas áreas para piquenique, tours e degustações, além de uma delicatessen italiana lendária com alimentos frescos e deliciosos queijos.
6- Portugal
Portugal produz inúmeros vinhos de qualidade, e o único problema para os viajantes é decidir quais locais conhecer. O território português tem boas vinícolas em suas diversas regiões: O Vale do Douro é a região vinícola mais famosa de Portugal. Por ali, os vinhedos se esparramam encosta abaixo nas duas margens do rio, oferecendo aos seus visitantes vistas de tirar o fôlego que combinam perfeitamente com uma taça de vinho e o sossego dos dias de férias! O melhor período para visitar a região é durante os meses mais quentes do ano, entre maio e setembro. Para completar, em Vila Nova de gaia tem o World of Wine, um empreendimento de 30 mil metros quadrados que conta a história do vinho e de Portugal.
7- Espanha
A Espanha conta com diversas Rotas do Vinho, que permitem que os viajantes explorem o vinho e o que há além da taça. Você visitará a melhor região espanhola em termos de vinho! Localizada no nordeste do país, ao longo do rio Ebro, a região de Rioja possui séculos de história.
8- França
O topo da lista é ocupado pelo país europeu que mais consome vinho: a França. Entre os muitos possíveis roteiros de enoturismo francês, temos três rotas que se destacam: a Route des Vins of Alsace (Alsácia); o roteiro entre as vinhas da Borgonha; e principalmente a região de Bordeaux.
Um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa, a Itália oferece boas vinícolas em diferentes partes de seu território. Assim como na França, elas também contam com paisagens rurais cinematográficas. Vêneto, Piemonte, Toscana e Sicília são algumas das principais regiões produtoras.
Com mais de um bilhão de litros de vinho produzidos por ano, a África do Sul é um dos principais produtores de vinho do mundo. A maioria dos aproximadamente 135.000 hectares de vinhedos está localizada no distrito de Cape Winelands e, em particular, na área de Stellenbosch, o coração da indústria vinícola local.
E o melhor: é possível visitar as vinícolas sul-africanas em qualquer época do ano!
Um roteiro para vários brindes! Ótimo!
ResponderExcluirMuito bom! Um roteiro para brindar!
ResponderExcluirMeu sonho é conhecer uma vinícola na Itália. Aqui perto de SP, visitei uma em São Roque com vinhos bons.
ResponderExcluirbig beijos