Festa São João do Porto e suas curiosidades

 O São João está de regresso às ruas do Porto, com várias atividades. Eis alguns destaques da programação, informações úteis e curiosidades sobre a festa. 


Música na noite da festa

 O espetáculo será ao ar livre, num Cais de Carga transformado em palco, às 23h30.  

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610
Atuações a partir das 20h
Grátis

Jardins do Palácio de Cristal
Rua D. Manuel II
Atuações a partir das 20h
Grátis

Largo Amor de Perdição
Atuações a partir das 22h
Grátis

Passear pela cidade e ver as montras

São 56 as montras inscritas no concurso de São João, promovido pela Câmara Municipal do Porto. Haverá prémio para as três melhores, escolhidas por um júri.

 O público também terá uma palavra a dizer, visto que pode votar online nas suas favoritas, através da leitura de um QR Code presente no identificativo de cada montra a concurso. Cada pessoa pode votar em mais do que uma montra a concurso, mas apenas uma única vez. O ano passado o vencedor foi a loja/atelier de arte e ilustração Circus Network, na Rua do Rosário. 

Informações e mapa das lojas aqui.

 

Visitar a cascata comunitária no Mercado do Bolhão

Tal como tem acontecido nos últimos anos, realizaram-se workshops, na Oficina Brâmica, de construção de vários elementos para a cascata sanjoanina comunitária do Mercado do Bolhão, nos números 506-508 da Rua de Fernandes Tomás. Neste espaço, a partir da próxima terça-feira, a cascata já estará montada e visitável, até 4 de julho. Funciona todos os dias, exceto domingo, das 8h às 20h (sábado, até às 18h).

Assistir às rusgas

Na semana a seguir à festa, dia 2 de julho, um sábado, os grupos das várias freguesias vão desfilar pela cidade. Às 17h, partem da Praça da Batalha em direção à Rua de Santa Catarina, passando pela Rua Fernandes Tomás e a Avenida dos Aliados até à Praça General Humberto Delgado.

A União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória será a primeira a exibir-se no cortejo são-joanino, seguindo-se a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, da Junta de Freguesia de Campanhã, da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Junta de Freguesia de Ramalde, Junta de Freguesia de Paranhos e a Junta de Freguesia do Bonfim.

De recordar que na última edição, em 2019, a freguesia de Campanhã foi a vencedora, pelo quarto ano consecutivo.

Regata de barcos rabelos

No dia 24, o rio Douro – entre o Cabedelo e a Ponte Luís I – enche-se de barcos rabelos com velas das várias casas de vinho do Porto. É a XXXVIII Regata de Barcos Rabelos da Confraria do Vinho do Porto, que se realiza sempre no dia de São João. Terá início às 18h.

CURIOSIDADES

Alho poró (em Portugal Alho porro)

A festa de São João tem origem pagã, tendo começado por ser uma festa para celebrar o solstício de verão. Posteriormente, foi cristianizada, tal como aconteceu com outras celebrações pagãs. Bater com o alho poró na cabeça de alguém é uma forma de cumprimento e a afastar o “mau olhado”. Pode não parecer, mas o alho-poró é o comestível alho-francês, já em flor.

Martelinhos

Os martelinhos de plástico substituíram em parte o alho-poró. Estes foram criados em 1963 por Manuel António Boaventura, da Fábrica Estrela do Paraíso, em Rio Tinto. O brinquedo fez-se famoso entre os estudantes que o utilizaram na Queima das Fitas nesse mesmo ano. O sucesso fez com que as lojas tivessem muitos martelinhos disponíveis na época sanjoanina que veio logo a seguir.

Fogueiras

Saltar à fogueira faz parte da antiga tradição pagã de celebração do solstício de verão. Durante a Idade Média tornou-se típica da festa de São João. Hoje, é característica comum de todas as festas de São João que se celebram na Europa. Mas também das festas juninas do Brasil, herdeiras desta tradição.


retirado: https://www.evasoes.pt/o-que-fazer/sao-joao-do-porto-a-agenda-da-festa-e-algumas-curiosidades/1039600/

Comentários

  1. Isso que é festa animada. Aqui no Brasil a animação é maior no Nordeste.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!