Festival na Tailândia homenageia macacos com banquete

 Um festival em Lopburi, no centro da Tailândia, homenageou no último domingo (27) diversos macacos servindo aos animais um belo e caprichado banquete.



A província Tailandesa tem o primata como símbolo e o evento é realizado anualmente para mostrar gratidão à espécie, que atrai turistas à região, localizada a 150 km da capital, Bangkok.

No local, estátuas de macacos vestidos de garçons e segurando bandejas estavam alinhadas, enquanto voluntários preparavam a comida para os bichos de verdade, de acordo com o portal canadense CBC.  

Multidões de macacos corriam, às vezes brigando entre si, enquanto crescia a quantidade de visitantes e moradores locais no festival. Os animais  devoraram a comida vegetariana do banquete rapidamente.

O Monkey Festival (Festival dos Macacos, em tradução livre) foi retomado após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19. Embora o valor do do evento seja alto, os organizadores apontam que o negócio não envolve só os primatas.

Tal harmonia podia ser percebida na falta de timidez dos animais, que subiam em visitantes, veículos e postes de luz. Além disso, os bichos curiosos também se interessaram por pertences das pessoas.

"Havia um macaco nas minhas costas enquanto eu tentava tirar uma selfie. Ele tirou os óculos de sol do meu rosto, correu para o topo de um poste de luz e tentou comê-los por um tempo", disse Ayisha Bhatt, um professor de inglês da Califórnia trabalhando na Tailândia. 

Os espectadores encantados não se intimidaram co                  m o risco de pequenos furtos, embora alguns tenham sido cautelosos. 

Quando estive na Tailândia, em 2014, também passei por uma situação engraçada  com macacos.

Presenciei um grupo de macacos roubando comida de turistas na praia e fugindo!

Parece ser uma prática comum por lá.

Matéria retirada : r7

Comentários