Brasileiros em Portugal pedem ajuda para regressar ao Brasil


 Desemprego e dificuldade no acesso ao mercado de trabalho, dificuldades com os documentos para regularização, salários baixos e aluguéis caros são alguns dos fatores que levam estes imigrantes a quererem sair de Portugal e voltar ao seu país de origem.

 Dados da Organização Internacional para Migrações (OIM) apontam que pelo menos 10% dos brasileiros que moram hoje em Portugal enfrentam sérias dificuldades financeiras, não tendo dinheiro para comer nem para pagar aluguel. Isso equivale a 23 mil pessoas, já que, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 233 mil cidadãos oriundos do Brasil vivem oficialmente em território luso.  

Em 2022, OIM ajudou 1.115 imigrantes que vivem em Portugal a retornarem aos países de origem. Desse total, mais de 80% eram brasileiros. Parcelas importantes dessas pessoas migraram para a terra de Cabral baseadas em notícias falsas difundidas por youtubers.

A situação só não é mais alarmante, porque vários brasileiros em dificuldade estão sendo socorridos por Organizações Não Governamentais (ONGs), igrejas e mesmo pela embaixada do Brasil, nos casos mais extremos.

Minha opinião 

Portugal possui um dos salários mínimos mais baixos da Europa e com o custo de vida cada dia mais alto fica complicado economizar. Então não venham para Portugal com a idéia de guardar dinheiro. 

O mercado de trabalho também é completamente diferente do Brasil.  

Em Portugal, muitas empresas não fazem contrato, não pagam horas extras e muitas fazem horário repartido. Muitos portugueses aceitam e se submetem a condições de trabalho exploratórias.  Eu aconselho, se pensa em trabalhar em Portugal, conheça as leis trabalhistas. 

Em muitos lugares o transporte público é bem ruim. O que significa que ter carteira de habilitação em Portugal é algo imprescindível.

Todos os dias vejo brasileiros chegando em Portugal sem planejamento nenhum.

Se você tem o sonho de morar em Portugal, o que eu aconselho é, pesquise bastante sobre o país. Mudar de país requer muito planejamento.


imagem:  Imagem de pixabay.com/pt

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br

Comentários

  1. Fiquei surpresa em saber essa notícia, sempre ouvi falar que Portugal era melhor do que o Brasil.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É em muitos aspectos, mas com a Guerra na Ucrânia elevou muito o custo de vida em Portugal. beijos

      Excluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!