Dia 1º de abril pela Europa

 Pode não ser feriado nacional, mas o Dia das Mentiras (conhecido em vários países como Dia dos Tolos) é celebrado todos os anos em várias partes do mundo a 1 de abril.

Conhecido por dar às pessoas um livre-trânsito para enganar os parceiros, amigos, famílias, colegas e quase todos, o dia é visto como uma oportunidade para enganar os mais crédulos a acreditarem nas coisas mais extravagantes. 



O que é o Dia das Mentiras?

O dia consiste em pregar partidas ou contar mentiras aos amigos. É um costume com centenas de anos de história. 

 Como é celebrado o Dia dos Tolos pela Europa


Em FrançaBélgicaItália e zonas francófonas da Suíça, as celebrações incluem pregar um peixe de papel nas costas do maior número de pessoas possível sem ser notado, e depois gritar "Poisson d'avril" / "Pesce d'Aprile" ("Peixe de abril!"). Muitos sugerem que os peixes representam animais jovens que são facilmente apanhados.

O Dia dos Tolos só é celebrado durante meio dia em Inglaterra. As partidas e piadas só são permitidas até ao meio-dia, a etiqueta diz que quando o relógio bate o meio-dia todas as partidas devem ser esclarecidas. Quem pregar uma partida depois do meio-dia é considerado o idiota oficial de abril. 

Significativamente mais divertidas são as festividades do Dia dos Tolos na Escócia, que duram dois dias. Chama-se Dia do Gowkie (gowk - cuco, símbolo do tolo). O primeiro dia é celebrado brincando com as pessoas, enquanto o segundo - conhecido como Dia do Tolo - é quando as pessoas colocam caudas nas costas umas das outras.

Na Irlanda, a tradição dita o envio de alguém para um "recado de idiota". A vítima é enviada para entregar uma carta, supostamente pedindo ajuda. Quando a pessoa recebe a carta, abre-a, lê-a e diz ao mensageiro que terá de levar a carta a outra pessoa. Isto continua por algum tempo até que alguém sinta pena deles e lhes mostre o que a carta diz: "Enviem o tolo a outra pessoa".

Nos Países Baixos, os cidadãos tendem a catapultar ou a atirar o arenque na direcção dos seus vizinhos e gritar "haringgek" ("tolo do arenque").

Os alemães pregam uma partida chamada "Aprilscherz", que consiste em contar uma história ultrajante mas geralmente inofensiva que é completamente feita para enganar os outros.

Na Grécia, diz-se que enganar alguém com sucesso neste dia traz boa sorte para o brincalhão durante todo o ano.

Os polacos têm à mão um aviso: "Prima Aprilis, uważaj, bo się pomylisz!", que significa "Dia dos Tolos, tenha cuidado - pode estar a ser enganado!"

Espanha e Portugal celebram ambos em dias diferentes. Os portugueses celebram o 1 de abril como Dia das Mentiras e têm o hábito de contar histórias falsas aos familiares e amigos, embora a tradição de pregar partidas esteja mais ligada ao Carnaval. Quanto aos espanhóis, o dia das partidas é celebrado a 28 de dezembro como Dia dos Santos Inocentes, durante o qual ninguém pode ser responsabilizado pelos seus actos, uma vez que os preguiçosos são considerados inocentes.


 matéria retirada: https://pt.euronews.com  

 

Comentários