Planejamento para o começo do ano

 Vem se organizar comigo e juntos vamos conquistar as nossas metas para o novo ano!  



Apesar de todo planejamento não ser uma forma infalível de todos os planos se concretizarem, ele te dá uma base muito melhor e mais completa para alcançar suas metas e objetivos.  

Então, é hora de pegar o papel e caneta, mesmo que estes sejam apenas figurativamente, e começar a se planejar.  

1. Uma maneira de começar é definir seus objetivos. Quais são as coisas que você quer alcançar nos próximos meses?

Depois de definir seus objetivos, é hora de pensar em como você vai alcançá-los. Quais são as etapas que você precisa seguir? Quais são os recursos que você precisa?

Por fim, é importante acompanhar seu progresso. Isso vai te ajudar a manter o foco e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.

2.  Estipule metas

Metas muito abrangentes são difíceis de atingir. Por isso, comece aos poucos, planejando metas mais fáceis de serem atingidas.

Se você quer passar mais tempo com a família, mas tem uma rotina agitada, defina um número de horas por semana para isso. Por exemplo, você pode se comprometer a passar duas horas com a família todos os domingos. Assim, fica mais fácil cumprir a meta.

Da mesma forma, se você quer ser mais organizado, defina um plano de execução para as tarefas. Por exemplo, você pode criar uma lista de tarefas para cada dia ou semana. Isso vai ajudar você a se manter no caminho certo.

Assim, é possível adquirir uma organização diária, depois semanal, mensal, e assim por diante, até se acostumar com esse novo hábito. Dividir as metas em partes pequenas também torna mais fácil o cumprimento de cada etapa, até chegar ao objetivo no final do ano.

3Tenha estratégia 

Definir metas não é suficiente; é preciso criar estratégias práticas e realistas para alcançá-las. Aqui entra a conexão entre o planejamento anual e a gestão do tempo: divide grandes objetivos em ações menores e distribui ao longo dos meses, semanas e dias. Por exemplo, se você deseja economizar um valor específico até o final do ano, define metas mensais e pense em ajustes no orçamento. 

Para otimizar seu tempo, é importante revisar e priorizar as atividades regularmente, eliminando aquilo que é desnecessário ou que consome sua energia sem trazer resultados. Lembre-se: um planejamento eficiente exige foco no que é importante e disciplina na execução.

4. Ter um plano de ação 

Depois das metas e estratégias definidas, é hora de colocar a mão na massa. É hora de traçar um plano de ação! Organize as tarefas a fazer e encaixe-as na sua rotina. Para não se perder, você pode utilizar uma agenda para anotar todos os seus afazeres e não esquecer de nada.

Primeiro, planeje a sua semana com as atividades que estipulou para atingir as suas metas. Organize cada dia da semana, começando pelas tarefas de maior prioridade e que demandam mais tempo. Distribua essas tarefas nos horários disponíveis, fora das suas obrigações.

É importante também incluir prazos para a realização das tarefas, assim, o seu plano de ação ficará mais organizado e melhor definido. Tente seguir o seu plano o mais rigorosamente possível. Mude o seu plano  para se adaptar a sua rotina, sempre que necessário. E não esqueça: tenha foco para alcançar os seus objetivos!

 fonte: https://neotriad.com/blog/como-se-planejar-para-o-ano-e-estabelecer-novos-habitos/

Comentários