O acidente no Elevador da Glória, um dos ícones patrimoniais e turísticos de Lisboa, levantou questões sobre a segurança e a imagem do destino.
Aquilo que durante mais de um século foi sinónimo de encanto, tradição e romantismo, transformou-se nesta quarta-feira em cenário de luto e de choque. O descarrilamento de uma das cabinas do Elevador da Glória, deixou Lisboa em estado de consternação: 15 pessoas perderam a vida e 18 ficaram feridas, entre as quais uma criança e cinco em estado grave.
Trata-se, sem dúvida, de um impacto negativo para o turismo da cidade, ainda que concentrado no curto prazo. Elevadores, funiculares e até outros transportes turísticos poderão ser vistos com alguma desconfiança temporária dos futuro visitantes.
Um meio de transporte, sobretudo quando envolve passageiros, deve estar sujeito a manutenção preventiva rigorosa, capaz de considerar não apenas a idade do equipamento, mas também a intensidade da sua utilização e a lotação máxima permitida. Este é um princípio básico de gestão e planeamento, independente do número de turistas.
O que podemos aprender com essa tragédia? E o que podemos fazer para viajar em segurança?
- Viajar em família pode ser enriquecedor, mas requer precauções adicionais. As crianças sempre precisam estar identificadas, com o nome, contatos dos responsáveis, contato em caso de emergência.
- Leve um estojo de primeiros socorros e lanches para manter as crianças saudáveis e confortáveis.
- Não viaje sem seguro. Faça um bom seguro de viagem que cubra roubos, emergências médicas e cancelamentos de viagens e importante, com seguro para translado de corpo.
- Familiarize-se com os costumes locais, as leis e os golpes mais comuns. Informe-se sobre as zonas a evitar, a taxa de criminalidade local e a segurança rodoviária.
- Evite estar colado ao telefone celular ou usar auscultadores com cancelamento de ruído quando se encontra em zonas desconhecidas. Os ladrões visam frequentemente os viajantes distraídos.
- Partilhe seu itinerário e os seus planos diários e actualizações de localização com um amigo ou familiar de confiança. Utilize aplicações como o Google Maps para partilhar a sua localização atual.
Considerações finais
Viajar em segurança não significa que tenha de limitar a sua diversão. Significa viajar se sentindo seguro e desfrutar com tranquilidade da viagem.
fonte: thishotel/otempo.com/ ncultura.pt
Comentários
Postar um comentário
♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!