De forma inédita na região, Santos conta a partir de agora com o movimento Faixa Viva, lançado nesta terça (10) pela prefeitura e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que tem como bandeira a prioridade do pedestre nas faixas de travessia e símbolo o braço estendido. A iniciativa, educativa e sem aplicação de multa, pretende trazer mais harmonia ao trânsito e respeito na relação entre motoristas e pedestres.
Apresentada para representantes das classes ligadas ao trânsito e transporte, o Faixa Viva é uma ação permanente, cujo objetivo é a mudança de hábitos por meio da conscientização dos munícipes. Parte do próprio Código de Trânsito Brasileiro, que no artigo 70 estabelece a preferência do pedestre numa faixa de travessia onde não há semáforos. "O Faixa Viva não é uma campanha, mas um movimento que resgata valores, como respeito e cortesia no trânsito, e que deve ser multiplicado espontaneamente para outras cidades da região, a partir da nova postura de motoristas e pedestres", disse o presidente da CET, Rogério Crantschaninov.
O braço estendido é o símbolo do Faixa Viva. Para solicitar a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre deve, ainda na calçada, estender o braço com a palma da mão virada para os veículos. A travessia só deve ser feita quando os carros pararem. Para os motoristas, a dica é agir como se o semáforo estivesse no sinal amarelo e acompanhar a movimentação dos outros veículos pelo retrovisor.
Veja como a Faixa Viva funciona
Para os pedestres
- Localize a faixa de travessia mais próxima;
- Parar junto ao meio fio;
- Em vias de grande movimento, aguardar a aproximação de outras pessoas para realizar a travessia de forma conjunta;
- Estender o braço, solicitando a prioridade;
- Estabelecer contato visual com os motoristas que se aproximam, assegurando que eles o visualizaram;
- Iniciar a travessia somente quando os primeiros veículos já estiverem parados, e em ritmo normal;
- Observar a possível movimentação de motos ou bicicletas trafegando nos corredores entre veículos;
- Redobrar a atenção em ruas de mão dupla;
- Em vias dotadas de canteiro central, os procedimentos devem ser refeitos na segunda transposição;
- Nunca ‘fazer valer’ sua preferência na travessia. Na dúvida, não dê o primeiro passo.
Para os motoristas
- Redobrar a atenção ao se aproximar de faixas de travessia de pedestres sem semáforos;
- Ao avistar um pedestre solicitando a travessia, haja como se estivesse aproximando-se de um semáforo amarelo;
- Avalie as condições de segurança no seu entorno antes de conceder a prioridade;
- Caso perceba que outros veículos não visualizaram a solicitação do pedestre, acene com a palma da mão para que ele não inicie a travessia;
- Ao conceder passagem ao pedestre, acompanhe pelos espelhos retrovisores a movimentação dos demais veículos, intervindo com sinais de mão se achar necessário;
- Aguarde a completa travessia dos pedestres para colocar seu veículo em marcha.
Santos já vem reduzindo o número de vítimas fatais no trânsito. Em 2000, foram registradas 73 mortes. No ano passado, mesmo com o aumento da frota de veículos - no total são 272.139 - o índice caiu para 51. "Com o novo movimento, queremos diminuir ainda mais o número de acidentes", afirmou o presidente da CET. Desde dezembro, a empresa já revitalizou cerca de 7.500 faixas de segurança na cidade.
Achei tudo isso muito legal, espero que os motoristas respeitem!!!!
Beijos
Fonte: santos.sp.gov.br
Apresentada para representantes das classes ligadas ao trânsito e transporte, o Faixa Viva é uma ação permanente, cujo objetivo é a mudança de hábitos por meio da conscientização dos munícipes. Parte do próprio Código de Trânsito Brasileiro, que no artigo 70 estabelece a preferência do pedestre numa faixa de travessia onde não há semáforos. "O Faixa Viva não é uma campanha, mas um movimento que resgata valores, como respeito e cortesia no trânsito, e que deve ser multiplicado espontaneamente para outras cidades da região, a partir da nova postura de motoristas e pedestres", disse o presidente da CET, Rogério Crantschaninov.
O braço estendido é o símbolo do Faixa Viva. Para solicitar a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre deve, ainda na calçada, estender o braço com a palma da mão virada para os veículos. A travessia só deve ser feita quando os carros pararem. Para os motoristas, a dica é agir como se o semáforo estivesse no sinal amarelo e acompanhar a movimentação dos outros veículos pelo retrovisor.
Veja como a Faixa Viva funciona
Para os pedestres
- Localize a faixa de travessia mais próxima;
- Parar junto ao meio fio;
- Em vias de grande movimento, aguardar a aproximação de outras pessoas para realizar a travessia de forma conjunta;
- Estender o braço, solicitando a prioridade;
- Estabelecer contato visual com os motoristas que se aproximam, assegurando que eles o visualizaram;
- Iniciar a travessia somente quando os primeiros veículos já estiverem parados, e em ritmo normal;
- Observar a possível movimentação de motos ou bicicletas trafegando nos corredores entre veículos;
- Redobrar a atenção em ruas de mão dupla;
- Em vias dotadas de canteiro central, os procedimentos devem ser refeitos na segunda transposição;
- Nunca ‘fazer valer’ sua preferência na travessia. Na dúvida, não dê o primeiro passo.
Para os motoristas
- Redobrar a atenção ao se aproximar de faixas de travessia de pedestres sem semáforos;
- Ao avistar um pedestre solicitando a travessia, haja como se estivesse aproximando-se de um semáforo amarelo;
- Avalie as condições de segurança no seu entorno antes de conceder a prioridade;
- Caso perceba que outros veículos não visualizaram a solicitação do pedestre, acene com a palma da mão para que ele não inicie a travessia;
- Ao conceder passagem ao pedestre, acompanhe pelos espelhos retrovisores a movimentação dos demais veículos, intervindo com sinais de mão se achar necessário;
- Aguarde a completa travessia dos pedestres para colocar seu veículo em marcha.
Santos já vem reduzindo o número de vítimas fatais no trânsito. Em 2000, foram registradas 73 mortes. No ano passado, mesmo com o aumento da frota de veículos - no total são 272.139 - o índice caiu para 51. "Com o novo movimento, queremos diminuir ainda mais o número de acidentes", afirmou o presidente da CET. Desde dezembro, a empresa já revitalizou cerca de 7.500 faixas de segurança na cidade.
Achei tudo isso muito legal, espero que os motoristas respeitem!!!!
Beijos
Fonte: santos.sp.gov.br
Dea, se todas as cidades adotassem, teríamos cidadãos mais educados, bjs, Va.
ResponderExcluirOi Dea
ResponderExcluirmenine, eu tenho parentes em Brasilia, e sempre vou pra lá....é só por o pezito na rua que eles param.
Tomara que respeitem por aqui, semana passada fiz faixa viva e RIRAM DA MINHA CARA.
BEIJOS!!!
Flavia
Poxa!
ResponderExcluirMuito legal voce publicar isso Dea!
Aqui em Londrina-PR o transito e caos total por causa da falta de educacao e "nao-planejamento" da cidade. Ela foi construida de qualquer jeito.
Tanto os pedestres quanto motoristas nao respeitam patavinas!
E comum pessoas atravessando no sinal vermelho para pedestres, principalmente no centro...
E como se a cidade fosse uma "pracinha com 600000 habtiantes"...
Mas vou manter o otimismo! ^^
bjoo da Suzue
Dea, adorei! Poderia ser assim em todo lugar, né?
ResponderExcluirAdorei o seu cantinho. Estou seguindo você. Espero você no meu cantinho ambém... Beijooos!
ola dea,
ResponderExcluirotima iniciativa essa ne?afinal aqui os motoristas nao respeitam muito o pedestre,ja vi dezenas de vezes os carros pararem ate em cima da faixa,vc acredita?
tomara que isso resolva,lembra ate as criancinhas japonesas que levantam a mao para atravessar ne?hahaha...
beijao.
Espero q respeitem amiga e realmente as pessoas esquecem quando entram no carro q tbm são pedestres em outras situações viu:? rs
ResponderExcluirto passando pra deixar um bjim rsss
boa sexta feira amiga!
Todas as cidades deveriam pensar nessa iniciativa e mais, os motoristas, deveriam passar a respeitar, afinal o que custa neh ?!
ResponderExcluirBeijos.
Eu acho que tem tudo para dar certo se as pessoas se conscientizarem (tanto os pedestres, como os motoristas), o que eu acho a parte difícil...
ResponderExcluirAdorei as imagens que você usou para ilustrar.
beijinhos
http://www.deliriosdeconsumo.com/
Dea! Muito bom o post!
ResponderExcluirSe isso desse certo ia ser muito bom!
Beijoss...
http://mulheresmodernasprecisam.blogspot.com
espero que respeitem né ! :D
ResponderExcluirotimo post !
Post muito bom e educativo, todo mundo deveria ler, e todas as cidades deveriam fazer uma campanha assim. beijos
ResponderExcluirhttp://oguiadascuriosas.blogspot.com/
Flor, obrigada pelo carinho de sempre no meu blog... É muito bom saber que existem pessoas assim como você! Também adoro o seu cantinho, e estou sempre aqui acompanhando, viu? Às vezes não tenho tempo de comentar, mas pode ter certeza que sempre leio os seus posts... :) Beijinhos, e tenha um domingo maravilhoso!
ResponderExcluirhttp://mynewlifeisstarting.blogspot.com