Sair da rotina é um importante ponto a ser observado pelos pais, indica a pediatra Helena Müller, diretora científica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Ouvir o desejo das crianças e valorizar os momentos caseiros podem proporcionar dias gratificantes.
— Tem de tomar cuidado para não sobrecarregar a criança de atividades nas férias, porque em geral ela já tem uma rotina conturbada no período letivo e muitos têm atividades fora da escola. Ficar um pouco sem horário é fundamental — observa Helena.
Mas e quando, ao contrário dos filhos, os pais não têm folga? Nessas situações, as férias podem virar um problema. Autora do livro Quem mexeu na minha bagunça?, escrito com a jornalista Marilucia R. Gonçalves, a psicoterapeuta Celi Piernikarz criou um guia para que pais e filhos aprendam a organizar a vida de forma mais leve.
O dia dividido dá ao casal tempo para aproveitar com os filhos, sozinhos e para viajar no fim de semana.
0 a 5 anos
“Sempre é bom ter um adulto por perto, uma referência.”
Participar de oficinas infantis de leitura, fazer cursos de artes e culinária para crianças, passear em parques e praças, assistir peças teatrais e desenhos no cinema, fazer atividades lúdicas como jogos e manter o contato com outras crianças.
5 a 12 anos
“Nesta faixa etária, eles estão adquirindo maturidade.”
Fazer reuniões caseiras com amigos para ver filmes e brincar, participar de atividades recreativas como colônia de férias e acampamentos, programar viagens para curtir avós, tios e tias, fazer leituras em casa e nas livrarias, ir ao cinema.
12 a 17 anos
“É uma fase de mudança hormonal, em que o sono aumenta.”
Programar viagens com os amigos ou com a família, ir ao cinema, andar de bicicleta, participar de atividades esportivas e manter o contato presencial com os amigos e colegas do colégio.
fonte: zero hora
dea,vou enviar o link desse post para as minhas cunhadas,
ResponderExcluire vou anotar,pq daqui a uns anos,vou precisar dessas dicas.
:D
um beijao.
Dea
ResponderExcluirAs ferias do meu sobrinho houve uma epoca que era na propria escola comn aquelas atividades diferentes
Agora que sao todos jovens. Acho uma curtiçao cada um querer ir para um lado!
com carinho MOnica
Dicas bacanas para os papais;)
ResponderExcluirBeijos!
Oi Déa, boa semana pra vc querida!
ResponderExcluirbjss
Não tenho filhos ainda, mas essas dicas são mto boas pq tenho vários sobrinhos.
ResponderExcluirbju