Fruta feia- Cooperativa que combate o desperdício alimentar em Portugal

Cerca de metade da comida produzida no mundo cada ano vai para o lixo. Segundo a FAO, o actual desperdício alimentar nos países industrializados ascende a 1,3 mil milhões de toneladas por ano, suficientes para alimentar as cerca de 925 milhões de pessoas que todos os dias passam fome.

A cooperativa Fruta Feia surge da necessidade de inverter tais tendências de normalização de frutas e legumes que nada têm a ver com questões de segurança e de qualidade alimentar. Este projecto visa combater uma ineficiência de mercado, criando um mercado alternativo para a fruta e hortaliças “feias” que consiga alterar padrões de consumo.

Quando surgiu:

A primeira delegação da cooperativa Fruta Feia arrancou em Novembro de 2013 no bairro do Intendente em Lisboa, e desde aí o projecto tem vindo a dar frutos em diferentes concelhos, nomeadamente Lisboa, Porto, Almada, Amadora, Cascais, Gaia e Matosinhos.

 
     (foto retirada:  agroportal.pt) 

Objetivo da Fruta Feia:   

É reduzir as toneladas de alimentos de qualidade que são devolvidos à terra todos os anos pelos agricultores e com isso evitar também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção, como a água, as terras cultiváveis, a energia e o tempo de trabalho. Ao alterar padrões de consumo, este projecto pretende que no futuro sejam comercializados de forma igual todos os produtos hortofrutícolas com qualidade, independentemente do tamanho, cor e formato.

Como impactos paralelos estão a consciencialização da população para a problemática do desperdício alimentar e para o facto de que alimentos feios não são lixo, e também a possibilidade de consumir produtos da época e da região a um preço mais baixo.


Comentários

  1. Muito bacana a postagem! Adorei saber disso.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela publicação! Muito interessante esse projecto. Inteligente e consciente esta cooperativa Fruta Feia. Actual e contra o desperdício.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!