Jesuítas: Doce tradicional Português

 

 
A receita mais antiga tem mais de cem anos. Os jesuítas genuínos são os de Santo Tirso. Cidade onde estou morando atualmente no Norte de Portugal.

A origem deste doce não é consensual e não se sabe ao certo qual será a sua verdadeira origem. A sua inegável ligação à Companhia de Jesus e aos seus monges conhecidos como jesuítas é inegável. Porém, algumas pessoas afirmam que essa ligação provém apenas do facto de a sua cobertura se assemelhar aos trajes usados pelos monges jesuítas, outros consideram que a origem da receita é conventual. Há, contudo, informações que levam a crer que a receita tenha chegado a Portugal pelas mãos de uma pasteleiro espanhol que trabalhava, na confeitaria Moura em Santo Tirso. 

Além de ter sido ele a batizar o pastel, parece que a inspiração pode ter vindo do facto de ter trabalhado anteriormente numa comunidade de padres jesuítas em Bilbao.

A Confeitaria Moura é a confeitaria mais conhecida de Santo Tirso, é o exemplo do empreendedorismo feminino que atravessa gerações, como há poucos em Portugal. 

 



Com uma história curiosa e centenária, não podíamos deixar de conhecer a confeitaria e os famosos doces Jesuítas.




 
Vale muito a pena a visita e os jesuítas são realmente deliciosos.

Eu indico como parada obrigatório de visita em Santo Tirso. Gostei também do espaço, bem agradável, todo renovado e moderno. 

Confesso que estou amando conhecer os doces portugueses. Aqui a cada esquina há padarias, pastelarias, doçarias e confeitarias com uma imensa variedade de doces.

Vocês já conheciam o doce jesuíta? Me conta nos comentários, beijos


Pra quem quer me acompanhar aqui em Portugal, estou no instagram  @deaeverywhere. Me segue lá 

Comentários

  1. Esse não conheço. Gostatia muito !

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse doce, mas fiquei com vontade de experimentar. Vou ver se acho na minha cidade
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!