Paço dos Duques em Guimarães - Portugal

 

PAÇO DOS DUQUES: CONSTRUÇÃO DO SÉCULO XV

Fomos visitar o Paço dos Duques de Bragança, um palácio incrível e um dos pontos turísticos de Guimarães mais famosos. É também um lugar histórico muito importante para Portugal. 
Foi mandado construir pelo oitavo Conde de Barcelos (e, mais tarde, primeiro Duque de Bragança), D. Afonso, filho ilegítimo do rei D. João I.
Apesar de que os Duques fossem de Bragança, como o próprio D. Afonso, o palácio foi construído em Guimarães.
A sua construção decorreu entre 1420 e 1433 e dever-se-á ter iniciado na ocasião do segundo casamento de D. Afonso com D. Constança de Noronha.
Confira as minhas fotos:

Pátio


 

 

Na parte interna do Paço dos Duques era o espaço de intimidade do Duque de Bragança. Onde só entrava pessoas com maior intimidade.

Salão dos Passos Perdidos




 Salão de Passagem

A Sala de Passagem estabelece a ligação entre dois grandes salões do Paço dos Duques: o Salão dos Passos Perdidos e o Salão de Banquetes.



Sala de Armas

Nesta sala encontram-se algumas das armas reunidas .  A coleção é composta principalmente por armas brancas, de fogo e elementos de armaduras. 
 


Antecâmara

Nos Paços Senhoriais, ao contrário do que é nas casas de hoje, não existiam corredores e as câmaras, como então se dizia, sucediam-se umas às outras, caminhando-se dos espaços públicos para os espaços cada vez mais privados.

Ao entrar nesta antecâmara está a ter-se acesso ao que era o espaço de intimidade de D. Afonso, I Duque de Bragança, e ao qual apenas acediam os que com ele privavam. Esta sala está imediatamente a seguir à Sala Grande onde o Duque recebia os que o procuravam.



Sala Grande

Este seria o espaço nobre do edifício e daqui se teria acesso aos espaços mais privados e apenas utilizados pelos Duques e seus convidados.

Móveis diversos, pintura, tapeçarias e porcelanas permitem ao visitante vislumbrar um pouco o modo como os portugueses de maior poder económico decoravam as suas habitações entre os séculos XVII e XVIII.


 

Salão dos Banquetes

Ao entrar neste salão o visitante é atraído pela grandiosidade do espaço, pelo teto em forma de barco invertido, pela enorme mesa (constituída pela junção de várias mesas) e pela tapeçaria de Pastrana representando o assalto a Arzila.


 

                                 

                               Capela privativa do Duque 




   Sala de S Miguel

Não se sabe exatamente para quem destinaria espaço, mas teria seguramente um uso nobre.




 Sala dos Contadores 

Tem este nome porque é nesta sala que se reúnem grande parte dos exemplares da coleção de contadores do Paço dos Duques.




 Câmara de Dormir: D Catarina de Bragança

Não sabem a quem estava destinado este quarto, mas, dado existir no acervo do Paço um retrato de D. Catarina de Bragança (1638-1705), passou a designar-se  quarto de dormir: D. Catarina de Bragança.



Câmara de dormir de D. Afonso 

Esta câmara de dormir, integrava os aposentos privados de D. Afonso, I Duque de Bragança, os quais se desdobravam em dois pisos e eram constituídos por seis câmaras: 3 no piso 1 (primeiro andar) e outras três no piso 2 (segundo andar).




O Paço dos Duques fica na Rua Conde D. Henrique. Abre todos os dias das 9 h 30 min às 18 h 15 min. A entrada é grátis para menores de 14 anos e durante todas as manhãs de domingo para residentes.
Bilhete para adulto  5,00 €
 
Localização:  Rua Conde Dom Henrique, 4800-412 Guimarães


Comentários

  1. Olá, Dea!
    Que maravilha de lugar eu adoraria visitar.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dea!
    Para os dias atuais, os nobres dormiam muito mal. A sala dos contadores, mais se parece com um mausoléo. Achei interessante o fato de não haver corredores. A arquitetura era realmente ligada à segurança dos nobres. imagino que a cada ante sala, a segurança era redrobrada. Um lugar riquíssimo para visitar. Adoraria! Uma viagem no tempo.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!