Qual é o país mais feliz do mundo?

Finlândia é o país mais feliz do mundo pelo quinto ano consecutivo, segundo o Relatório de Felicidade Mundial 2022 (World Hapiness Report 2022), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar de ser uma edição marcada pela pandemia – com base nos anos de 2019-2021 –, Portugal voltou a subir no ranking e aparece agora na 56ª posição, entre os 146 países que fazem parte da lista. 


O ranking é elaborado com base em seis critérios: PIB per capita, a expectativa de uma vida saudável, apoios sociais, a liberdade individual, a generosidade e a perceção de corrupção. Segundo o World Happiness Report 2022, “os níveis gerais de avaliações permaneceram bastante estáveis ​​durante os dois anos de Covid-19, acompanhados por mudanças modestas nos rankings globais”.

A Finlândia permanece na primeira posição pelo quinto ano consecutivo, seguida pela Dinamarca em 2º lugar. No total, há cinco países nórdicos nas oito primeiras posições, acompanhados pela Suíça, Holanda e Luxemburgo. Israel e a Nova Zelândia também fazem parte do Top 10.

 


França alcançou a sua classificação mais alta até o momento, em 20º lugar,  enquanto o Canadá caiu para a sua classificação mais baixa de todos os tempos  (15º), logo atrás da Alemanha em 14º, seguida de perto pelos EUA e Reino Unido  na 16ª e 17ª posição, respetivamente. Já Portugal é o 56º país feliz do mundo, subindo três posições face ao ano passado.

“Consistente com a tendência de convergência de felicidade entre a Europa Oriental e Ocidental, os três países com maior crescimento nas avaliações médias de vida nos últimos 10 anos foram a Sérvia, Bulgária e a Roménia, com ganhos médios de 1,4 pontos na escala de 0 a 10”, lê-se no documento.

Além disso, e no geral, “as emoções positivas têm sido duas vezes mais prevalentes do que as negativas”. Mas essa diferença diminuiu nos últimos dez anos, com a alegria e risos numa tendência negativa na maioria das regiões e a preocupação, stress e tristeza em tendência crescente (com exceção geral da Europa Central e Oriental). Na última década, a tendência de crescimento de preocupação e tristeza foi maior no sul da Ásia, América Latina e África Subsaariana.

FONTE: IDEALISTA.COM 

Comentários

  1. Achei bem interessante esse ranking, porém não conseguiria viver lá. Muito frio.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal essa curiosidade. Fiquei com vontade de conhecer esse país.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!