Para quem busca seu próximo destino de férias, a sugestão é Algarve

Cenários dos sonhos para desfrutar!



A diversidade da Natureza é, definitivamente, uma das maiores riquezas do Algarve. Facilmente o visitante pode movimentar-se nas diferentes nuances de um mesmo mundo. Do litoral à serra algarvia, há toda uma diversidade possível de explorar de formas, também elas, diferentes.

Na orla costeira, um sistema ecológico de espantosa biodiversidade – desde aves autóctones, com ninhos entufados, aos moluscos e crustáceos que representam a principal fonte de rendimento dos marisqueiros do sul – convida a uma observação mais atenta durante agradáveis passeios pedestres.

Longe das extensas praias e das arribas abruptas, o verde garrido mistura-se com as tonalidades castanhas da terra na vasta extensão do Barrocal, que abre as portas de outro Algarve aos visitantes, coberto de laranjais e de pomares de figo, alfarroba e amêndoa.

E também aqui há trilhos por desbravar. Léguas de paisagens de características geológicas especiais – xisto e rocha aparentada ao granito – para serem desfrutadas na calmaria da serra, entre amigos ou em família.

Miradouros

Os miradouros no Algarve estão espalhados por toda a região. À sua espera estão paisagens de fazer suster a respiração ao ponto de ter de beliscar a pele para se certificar de que não está a sonhar.



Fontes naturais

Situada no barrocal algarvio, entre Querença e Tôr (Loulé), a Fonte da Benémola é um local de rara beleza. Neste pequeno paraíso é possível observar algumas espécies arbóreas e arbustivas pouco frequentes no Algarve.
As Fontes de Alte (a Grande e a Pequena) constituem um dos locais mais aprazíveis da região, com as suas águas cristalinas provenientes da ribeira que lhes dá o nome.
Já a caminho de Portimão, em Estômbar, o Sítio das Fontes é um dos parques do Algarve mais procurados para piqueniques com mergulhos pelo meio. 
  

Caminhadas no Algarve

Para quem prefere desafios mais intensos, sugerimos os trilhos na serra de Monchique, Espinhaço de Cão e Caldeirão, com diferentes níveis de dificuldade, mas os percursos no litoral são igualmente exóticos, cruzando praias desertas e arribas.
Deixe-se levar pela Rota da Cortiça, conheça as suas paisagens deslumbrantes e fique a saber como se transforma um dos produtos mais característicos do Algarve, o qual é trabalhado com a sabedoria das gentes algarvias.



Áreas protegidas do Algarve

O Algarve reserva-lhe surpresas e encantos únicos, em áreas protegidas de grande interesse ecológico, onde é possível apreciar verdadeiras riquezas da fauna e da flora, muitas delas raras ou em vias de extinção. As aves migratórias que sobrevoam estas zonas mágicas proporcionam um espetáculo singular para os amantes do birdwatching.


  Gastronomia e vinhos


O Algarve reserva-lhe muitas surpresas. As mais ricas são os seus tesouros gastronómicos, os seus vinhos, a sua doçaria ou o seu afamado medronho.
Deixe-se embarcar nesta viagem que o irá levar a deliciar-se com sabores e sensações que nunca experimentou. 
Prove a cozinha tradicional ou a contemporânea com a certeza de que o seu paladar nunca mais irá esquecer o Algarve. 


Cataplana Algarvia

Cataplana não é apenas o nome deste utensílio de cozinha feito de cobre e em forma de concha, é também o nome dos pratos deliciosos que nele se confecionam. A cataplana é formada por duas partes côncavas unidas por uma dobradiça que, com a ajuda de dois fechos laterais, sela todos os ingredientes, o que faz que todos os sabores e aromas fiquem retidos e se misturem como em nenhum outro utensílio de cozinha.




  Vinhos do Algarve

Algarve e vinhos somados resultam em qualidade. A região mais a sul de Portugal oferece elementos peculiares para a produção vinícola, tornando este terroir único. Desde as mais de 3000 horas de sol anuais à baixa amplitude térmica causada pelo tempero de ar marítimo e atlântico, esta região tem conquistado novos admiradores, prémios e distinções honoríficas nos últimos anos.



Doces regionais

Os queijinhos, ao contrário do que o nome sugere, são pequenos bolos tipicamente algarvios. Apresentam-se em forma de pequenos queijos redondinhos e são uma deliciosa alternativa aos bolinhos de amêndoa
Os queijos dão também o nome a uma criação feita à base de outra das estrelas da doçaria do Algarve: o figo. E não menos apelativos são os bolos de figo e amêndoa.
Podendo substituir o chocolate, a quem parece pedir emprestada a cor e a doçura, a alfarroba completa o trio de ingredientes mais utilizados na doçaria do Algarve. A torta de alfarroba, feita com farinha do fruto, é apenas uma das suas aplicações.
 


Para saber mais sobre Algarve,  visite: 
https://www.visitalgarve.pt


Texto e fotos retirados daqui : www.visitalgarve.pt

Comentários

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!