Destino para amantes de um bom vinho

Locais perfeitos para os amantes do mundo do vinho, mas também agradam por possuir paisagens incríveis para quem procura uma experiência de viagem dedicada aos pequenos prazeres da vida. 


 

1- Serra Gaúcha

 A região da Serra Gaúcha, em especial próximo a Bento Gonçalves, tem excelentes produtores de vinho, com uma oferta turística muito boa. Para completar, os visitantes conhecem mais sobre a imigração italiana no Brasil e degustam a deliciosa gastronomia local.

O destino é uma ótima opção o ano inteiro, mas é de janeiro a março que os parreirais ficam repletos de uvas e ocorrem as vindimas, quando é feita a colheita das uvas após meses de trabalho no campo, terminando com uma grande celebração.

As principais vinícolas da região são: Cainelli, Cristofoli, Marco Luigi, Torcello e Salton

2- Argentina

A América do Sul também tem boas opções para amantes dos vinhos. Entre as áreas vinícolas, o Vale do Uco, na província de Mendoza, é certamente o mais importante no país da América do Sul e, há alguns anos, é um destino de renome para o enoturismo internacional. Não apenas pela qualidade de seus vinhedos e do vinho produzido, mas também pela presença de inúmeros atrativos naturais na região.

3- Chile 

O Vale de Itata, por exemplo, é um pequeno tesouro no sul do Chile. Com uma rota rudimentar que pouco a pouco incorpora o turismo dentro de suas atividades, Itata mantém em seus vinhedos a história da viticultura chilena. Orgânica e familiar, a vinícola Viña Mannle é caracterizada por criar vinhos doces, com toques de framboesa e mirtilos, que são uma sobremesa no paladar.

4- Uruguai 

Os vinhos do país são conhecido no mundo por utilizar a tannat, casta de uva que se tornou emblemática do país, mesmo sendo nativa de outros regiões do planeta. Seu sabor único e aveludado rendeu diversos prêmios internacionais aos rótulos uruguaios. Cada taça de vinho do Uruguai guarda séculos de história, segredos e transformação! A Bodega Garzón é o destaque entre as adegas, principalmente por suas práticas orgânicas e sustentáveis, que incluem colheita manual, seleção das melhores uvas e até mesmo geração de energia eólica e fotovoltaica.

5- Estados Unidos

Há um destino incrível para quem gosta de vinho nos Estados Unidos. São as regiões de Napa Valley e Sonoma, na Califórnia. Lá, encontram-se 600 vinícolas diferentes com visitas guiadas, degustações e até cursos e workshops. Vale a pena mesmo para quem não tem muito tempo no roteiro: há tours que partem de São Francisco e duram um dia!

O destaque vai para a vinícola V. Sattui, que oferece o charme do velho mundo com 80 variedades diferentes de vinhos, champanhe e vinho do Porto, vastas áreas para piquenique, tours e degustações, além de uma delicatessen italiana lendária com alimentos frescos e deliciosos queijos.

 

6- Portugal

Portugal produz inúmeros vinhos de qualidade, e o único problema para os viajantes é decidir quais locais conhecer. O território português tem boas vinícolas em suas diversas regiões: O Vale do Douro é a região vinícola mais famosa de Portugal. Por ali, os vinhedos se esparramam encosta abaixo nas duas margens do rio, oferecendo aos seus visitantes vistas de tirar o fôlego que combinam perfeitamente com uma taça de vinho e o sossego dos dias de férias! O melhor período para visitar a região é durante os meses mais quentes do ano, entre maio e setembro. Para completar, em Vila Nova de gaia tem o World of Wine, um empreendimento de 30 mil metros quadrados que conta a história do vinho e de Portugal.

7- Espanha

A Espanha conta com diversas Rotas do Vinho, que permitem que os viajantes explorem o vinho e o que há além da taça. Você visitará a melhor região espanhola em termos de vinho! Localizada no nordeste do país, ao longo do rio Ebro, a região de Rioja possui séculos de história.

8- França

O topo da lista é ocupado pelo país europeu que mais consome vinho: a França. Entre os muitos possíveis roteiros de enoturismo francês, temos três rotas que se destacam: a Route des Vins of Alsace (Alsácia); o roteiro entre as vinhas da Borgonha; e principalmente a região de Bordeaux.

9- Itália

Um dos destinos preferidos dos brasileiros na Europa, a Itália oferece boas vinícolas em diferentes partes de seu território. Assim como na França, elas também contam com paisagens rurais cinematográficas. Vêneto, Piemonte, Toscana e Sicília são algumas das principais regiões produtoras.

 
10- Africa do Sul

Com mais de um bilhão de litros de vinho produzidos por ano, a África do Sul é um dos principais produtores de vinho do mundo. A maioria dos aproximadamente 135.000 hectares de vinhedos está localizada no distrito de Cape Winelands e, em particular, na área de Stellenbosch, o coração da indústria vinícola local.  

E o melhor: é possível visitar as vinícolas sul-africanas em qualquer época do ano!


fonte : http://blog.abreutur /delvinoclub

Comentários

  1. Um roteiro para vários brindes! Ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho é conhecer uma vinícola na Itália. Aqui perto de SP, visitei uma em São Roque com vinhos bons.
    big beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!