Se aposentar em Portugal- Conheça as vantagens


P
or que é uma boa escolha aposentar em Portugal?

Dentre diversas vantagens óbvias de aposentar em Portugal, como belas paisagens e deliciosa culinária, eu posso destacar algumas que acho essenciais:

  • Segurança, já que Portugal é considerado muito seguro e ocupa a 4ª posição no Ranking Global da Paz 2021 (Global Peace Index);
  • Custo de vida acessível, com uma vida muito mais em conta do que em outros países europeus;
  • A possibilidade de transferir o tempo de contribuição para o INSS do Brasil para Portugal;
  • Diversas atividades de lazer e cultura;
  • Bons cuidados de saúde com políticas voltadas especialmente para os idosos.

Políticas públicas para a terceira idade em Portugal

Por ser um país com grande população idosa, Portugal investe em políticas públicas focadas nesse público. Conheça algumas das políticas públicas pensadas especialmente para atender as necessidades dos idosos em Portugal:

Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas

Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas é voltado ao setor da saúde e contribui para o envelhecimento saudável e ativo da população, incentivando a autonomia e independência. Além disso, busca dar respostas adequadas às novas necessidades da população idosa (a partir de 65 anos de idade), desconstruindo os estereótipos negativos relacionados com o envelhecimento.

O programa tem as seguintes estratégias de intervenção:

  • Promoção do envelhecimento ativo, com o incentivo à prática de atividades físicas e informações sobre as melhores formas de a praticar;
  • Adequação dos cuidados às necessidades das pessoas idosas, através da informação à população idosa e suas famílias sobre a utilização correta dos recursos necessários à saúde;
  • Promoção de ambientes capacitadores;
  • Informação sobre a prevenção de acidentes domésticos e de lazer.


Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável (ENEAS)

ENEAS também é uma política pública de cuidado com o envelhecimento saudável e ativo da população. Seu objetivo é melhorar a capacidade funcional dos idosos.

O programa promove saúde e bem-estar, através dos conceitos de participação, não discriminação, inclusão, segurança e investigação, para melhorar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem.

São estratégias do ENEAS:

  • Promoção de práticas de redução do impacto das doenças crônicas e da diminuição das capacidades físicas e mentais nos idosos;
  • Melhoria no acesso aos serviços de saúde e de cuidado;
  • Incentivo ao desenvolvimento de outras iniciativas que promovam a autonomia dos idosos, como educação e a formação ao longo da vida;
  • Estímulo à criação de ambientes físicos e sociais protetores que promovam integração e participação de pessoas idosas;
  • Apoio ao desenvolvimento de iniciativas e práticas que visem à promoção do bem-estar e à segurança dos idosos;
  • Fomento à pesquisa científica na área do envelhecimento saudável e ativo.

Projeto Proximidade Sênior

O projeto Proximidade Sênior é realizado pelo SNS 24, que contacta idosos por telefone para um acompanhamento contínuo semanal. O objetivo é monitorar principalmente pessoas que vivam sozinhas ou em alguma situação de fragilidade.

Durante as ligações telefônicas, os profissionais do SNS estão habilitados a fazer uma avaliação de risco que envolve a análise de vários fatores, como físicos, sociais e psicológicos.

Caso haja necessidade, os idosos podem ser encaminhados a um atendimento médico e hospitalar ou até mesmo podem receber um atendimento domiciliar.

Para participar do programa, os idosos devem entrar em contacto com o SNS 24 e informar que pretendem receber o acompanhamento do projeto.

Atendimento de saúde para os aposentados em Portugal

No sistema público, o atendimento de saúde para os aposentados em Portugal é feito por meio do Sistema Nacional de Saúde (SNS), que é considerado muito eficaz.

Como dissemos anteriormente, cerca de um quinto da população portuguesa tem mais de 65 anos. Por essa razão, o sistema público de saúde tem um bom preparo para atender às principais necessidades de atendimento, que são bastante específicas para essa parcela da população.Como viver de forma legal como aposentado em Portugal?

Para viver como aposentado em Portugal você vai precisar de um visto e o mais indicado neste caso é o visto D7.

Porém, quem não tem experiência com esse tipo de burocracia pode achar o processo de retirada deste visto um pouco trabalhoso. Mas dá para fazer sozinho.

Ele tem algumas peculiaridades e é preciso fazer tudo muito certinho.

Mas, se você quer agilidade e segurança para a retirada do visto D7 sugiro buscar ajuda profissional.


fonte: euro dicas

Fotos: getty iamgens/ nacionalidade portuguesa.com.br

Comentários

  1. Muito bom! Quem sabe um dia possa realizar este sonho...?

    ResponderExcluir
  2. Eba! Quero ficar velhinha enchendo a cara de vinho e comendo bacalhau

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!