Celebrado anualmente dia 1 de novembro e 11 de novembro, o magusto é uma festa popular muito celebrada em Portugal.
Há rituais específicos de cada região, mas o essencial que não pode faltar são as castanhas, o vinho e muita música.
As festas do magusto normalmente associam-se a datas festivas desta época como o dia de São Simão (28 de outubro), o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e o dia de São Martinho (11 de novembro). Mas, na verdade, o magusto celebra-se sempre que a família e os amigos se reúnam à volta de uma fogueira onde se assam castanhas regadas por jeropiga, água-pé ou vinho novo.
Os mais corajosos mantêm a tradição de saltar a fogueira.
Apesar destes meses de outono serem chuvosos, é comum que o sol apareça durante estes dias de festa, um fenómeno que se conhece como “o verão de São Martinho” e que os mais crentes associam à lenda de São Martinho, um santo muito ligado ao magusto.
Conta a lenda que, num dia chuvoso, um soldado romano chamado Martinho, ao passar a cavalo por um mendigo quase nu, que lhe pediu uma esmola, cortou a sua capa ao meio com a sua espada para lhe dar metade. Nesse preciso momento parou de chover e o sol apareceu, daí a expressão associada a temperaturas invulgares em novembro.
As celebrações do magusto ocorrem também além-fronteiras na vizinha Galiza, onde se chama magosto, em galego, e até nas Astúrias.
De Norte a Sul, vai encontrar um pouco por todo o país magustos organizados onde a população se junta e celebra com castanhas e vinho.
Em Vila do Conde, roscas de pão de trigo e nozes acompanham um prato de castanhas. Em muitas regiões do Minho, a matança do porco é celebrada com um grande magusto.
Em cidades maiores, como Lisboa, Porto e Braga, é habitual ver vendedores de castanhas assadas pelas ruas. Siga o fumo branco que sai dos assadores a carvão e o famoso pregão “quentes e boas” e compre um cartucho de castanhas e um vinho quente.
materia retirada: https://www.escapadarural.pt/blog/magusto-a-festa-da-castanha/
Delícia!
ResponderExcluir