Dicas de locais para visitar no Porto em dias de chuva

 As melhores atividades para dias de chuva em Porto

1. Palácio da Bolsa 


Este edifício emblemático, sede da Associação Comercial do Porto, é palco de muitas festas e jantares de gala, assim como de congressos e outros eventos. No edifício, predomina o estilo neoclássico e, apesar da sua construção ter sido iniciada em 1942, o espaço só ficou pronto 70 anos mais tarde.

O exterior deste Monumento Nacional causa boa impressão, mas lá dentro, a imponência do átrio com varandim e a beleza das salas, com particular destaque para a Sala Árabe, cativam todos os visitantes.

2. Sé Catedral 


A origem desta igreja, sede da Diocese do Porto, remonta ao século XII, embora tenha sofrido alterações ao longo do tempo. Da época românica, mantém-se a fachada, com as torres a predominar e a rosácea dos vitrais. As cúpulas das torres, no entanto, foram colocadas mais tarde, tendo inspiração barroca.

A Sé foi palco de eventos históricos importantes ao longo dos tempos, como o casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre, em 1387. Para além da importância religiosa, tem um elevado valor arquitetónico, e conta com alguns detalhes relevantes no interior, como um altar em prata.

3. Palácio do Freixo



O Palácio do Freixo foi edificado em meados do século XVIII, e é um dos mais notáveis monumentos do barroco civil português, com autoria de Nicolau Nasoni. O edifício tem planta quadrangular, com quatro torreões salientes em cada ângulo, cobertos por telhados em pirâmide.

O interior do palácio é extremamente rico, com grande parte dos compartimentos a apresentarem frescos, bem executados tetos de estuque e pinturas ilusórias com temas alegóricos (com grande parte destas a serem executadas pelo próprio Nasoni). O jardim foi desenhado segundo a tradição italiana, contando com esculturas e com uma magnífica vista sobre o rio.

4. Livraria Lello



A fachada da Livraria Lello é inconfundível. O estilo neogótico impressiona por si só, mas disputa o protagonismo com as duas figuras que a ladeiam: um par de pinturas do professor José Bielman, que simbolizam a arte e a ciência. No interior da livraria, encontramos um conjunto de baixos-relevos que representam os fundadores, José Le6.llo e António Lello.

Ao longo da sala, encontramos os bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses, como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga e Guerra Junqueiro, embora todos estes vultos tenham a tarefa pouco invejável de competir pelas atenções com a famosa escadaria carmim.

5. Casa do Infante


 O espaço tem um circuito museológico, que documenta a ocupação romana e medieval da zona ribeirinha da cidade do Porto, ilustrando as atividades da Alfândega e da Casa da Moeda. Aqui encontra também o arquivo Histórico Municipal do Porto.

6. Museu da Farmácia do Porto


Este museu apresenta a farmácia de uma perspetiva histórica, contendo peças valiosas que percorrem quatro milhões de anos de história e diversas civilizações. Aqui encontra duas farmácias antigas, que foram para cá transportadas: a portuense Farmácia Estácio, e uma farmácia islâmica, que pertenceu a um palácio em Damasco.

7. Igreja de Santa Clara



Datada do século XVIII, é um bom exemplo do barroco característico do norte de Portugal, especialmente o trabalho em talha dourada, com autoria de Miguel Francisco da Silva. A igreja pertencia ao convento fundado em 1416 por D. João I, do qual restam poucos vestígios.

O claustro de feição maneirista, os dormitórios, a portaria e os dois coros foram construídos posteriormente. O ciclo de transformação da Igreja que predomina atualmente iniciou-se a partir de 1729.

8. FC Porto Museum  


O Museu FC Porto by BMG recebe os visitantes com a visão única da Valquíria Dragão, obra de arte de Joana Vasconcelos. Oferece uma narrativa de 120 anos de história, espalhados por sete mil metros quadrados, que acolhem 27 áreas temáticas, exibindo 200 troféus e 280 vídeos, 80 por cento dos quais em ambiente interactivo.

Proporciona ao visitante uma experiência sensitiva, em ambiente familiar, complementada por espaços multidisciplinares, como a Sala de Exposições Temporárias, o Auditório e as iniciativas do Serviço Educativo, além do Museu Café e da FC Porto Store.

9. Museu Nacional Soares dos Reis


É considerado um dos melhores museus da cidade, tendo no seu acervo pinturas, cerâmica, gravuras, joalharia, têxteis, vidros e esculturas de diversas épocas. O museu foi alvo de obras de recuperação e manutenção há relativamente pouco tempo.

Destacamos as pinturas de Aurélia de Sousa, António Carneiro, Silva Porto e Henrique Pousão, bem como os biombos japoneses, as porcelanas chinesas e os adornos da Idade do Ferro.

10. Mercado do Bolhão


O Mercado do Bolhão reabriu totalmente restaurado, com a alma de sempre. Visite as bancas e lojas do mercado, de segunda a sábado.

Fonte: vortex magazine


Comentários

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!