Brasil voltará a exigir visto de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália

Turistas dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão e da Austrália voltarão a precisar de visto para entrar no Brasil a partir de 1º de outubro, conforme decisão do governo federal. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

 (br.freepik.com)

A medida acaba com a isenção unilateral do visto para esses viajantes, válida desde 2019. Ela permitia que os turistas desses países entrassem no Brasil sem visto, mesmo que eles continuassem cobrando essa autorização dos brasileiros. 

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que concedeu a isenção, entendia que a liberação do visto era importante para aumentar o número de visitantes estadunidenses, canadenses, japoneses e australianos no Brasil.

Era um pleito do setor de turismo, mas havia resistência histórica no Itamaraty por causa do princípio da reciprocidade.

Entretanto, conforme a avaliação de auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a isenção unilateral não teve um efeito significativo e, por isso, será suspensa.

No início da isenção, em 2019, houve um aumento de 12% na entrada de norte-americanos no Brasil. Quanto à entrada de cidadãos do Japão, o número caiu para 4,4%, segundo os dados do governo.

Os procedimentos administrativos para o restabelecimento da exigência de visto já estão sendo tomados, mas ainda devem levar algumas semanas.

  O que acharam dessa mudança? Participe nos comentários.

Comentários

  1. Será que é benéfico para o Brasil? Tenho minhas dúvidas

    ResponderExcluir
  2. Eu acho justo exigir isso, afinal se você vai visitá-los precisa de visto né?
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. sim, eu super concordo rs

    ResponderExcluir
  4. Eu super concordo, um transtorno pra conseguir ir ao País de cada um rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!