Turistas dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão e da Austrália voltarão a precisar de visto para entrar no Brasil a partir de 1º de outubro, conforme decisão do governo federal. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, que concedeu a isenção, entendia que a liberação do visto era importante para aumentar o número de visitantes estadunidenses, canadenses, japoneses e australianos no Brasil.
Era um pleito do setor de turismo, mas havia resistência histórica no Itamaraty por causa do princípio da reciprocidade.
Entretanto, conforme a avaliação de auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a isenção unilateral não teve um efeito significativo e, por isso, será suspensa.
No início da isenção, em 2019, houve um aumento de 12% na entrada de norte-americanos no Brasil. Quanto à entrada de cidadãos do Japão, o número caiu para 4,4%, segundo os dados do governo.
Os procedimentos administrativos para o restabelecimento da exigência de visto já estão sendo tomados, mas ainda devem levar algumas semanas.
Será que é benéfico para o Brasil? Tenho minhas dúvidas
ResponderExcluirEu acho justo exigir isso, afinal se você vai visitá-los precisa de visto né?
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
sim, eu super concordo rs
ResponderExcluirEu super concordo, um transtorno pra conseguir ir ao País de cada um rs
ResponderExcluir