- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Gostam da qualidade de vida mas mercado laboral desaponta.
Fatores como a burocracia e as perspetivas de carreira, Portugal caiu da quarta para a décima posição no ranking Expat Insider.
O ranking elaborado pela InterNations, que contempla 53 países e é novamente liderado pelo México, avalia vários indicadores, sendo que Portugal já só está no top 10 do índice de Qualidade de Vida (7º). Indicadores como a Facilidade de Instalação (13º) e Finanças Pessoais (12º) ainda se destacam entre a avaliação que os expatriados fazem do país.
Já no índice que mede os essenciais para os expatriados, o país fica em 31º lugar, sendo o pior resultado mesmo no indicador que avalia o trabalho no estrangeiro (43º). Nos elementos essenciais, os estrangeiros criticam as burocracias de Portugal e “um em cada quatro (25%) não está satisfeito com a disponibilidade de serviços governamentais online“, segundo indicam em comunicado.
Mas o que penaliza a posição do país neste ranking é o trabalho no exterior: “O país tem o pior desempenho na subcategoria perspetivas de carreira” (49º), sendo que também se destacam pela negativa as oportunidades de carreira locais. Ainda assim, Portugal fica acima da média mundial no equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, ainda que a avaliação dos horários de trabalho seja negativa.
Neste ranking, onde participaram 12 mil pessoas, o pódio fala espanhol: México, Espanha e Panamá são os melhores destinos para expatriados, nomeadamente por serem locais onde é fácil integrarem-se. Seguem-se locais na Ásia, com a Malásia, Taiwan e Tailândia a ocupar as posições seguintes do índice.
Já no fundo da lista encontram-se alguns países europeus, como Noruega, Alemanha, Itália e Malta, maioritariamente pela dificuldade na instalação dos estrangeiros.
Veja o top 10 dos melhores países para expatriados:
- México
- Espanha
- Panamá
- Malásia
- Taiwan
- Tailândia
- Costa Rica
- Filipinas
- Bahrein
- Portugal
Comentários
Postar um comentário
♥ Bem-vindos novos e velhos amigos!!